Vivagreen

Notícias

Brasil desperdiça R$ 8 bilhões por ano em oportunidades de reciclagem

16 de junho, 2015

Para falar do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última sexta (5), o JN visitou uma exposição sobre reciclagem no Parque do Ibirapuera (SP). E no caminho para essa mostra, a gente percebeu que os brasileiros ainda precisam aprender muito sobre como descartar o lixo.

Foto: reportagem Globo/reprodução

Foto: reportagem Globo/reprodução

 

Oca: a casa de grandes exposições da cidade de São Paulo. Só que, na mais recene delas, o assunto de dentro parece não dialogar muito com a realidade de fora. Porque ao ar livre, a garrafa de vidro é sujeira – na exposição, ela é material 100% reciclável.

“Quando a gente joga o lixo fora, se a gente não descarta de forma adequada, ele volta pra gente porque ele continua nesse nosso mundo” disse Simone Vetri, idealizadora da exposição.

Pena que a lixeira de materiais recicláveis do lado de fora não é como essas que a gente encontrou na exposição.

É uma brincadeira que passa uma mensagem bastante importante: você escolhe um elemento que representa um material específico, por exemplo, plástico. Aí, você tem duas simulações de lixeiras: uma para material reciclado, e outra não. Se acertar a destinação, vem na tela uma mensagem com os dados dos benefícios para o meio ambiente e para o seu bolso. Mas, se por um acaso a gente coloca um produto reciclado numa lixeira comum, ela dá uma bronca, começa a fazer um barulhão e devolve aquilo que a gente jogou no lugar errado até acertar o alvo.

O Brasil desperdiça R$ 8 bilhões por ano perdendo as oportunidades de reciclagem, como os restos de papel no gramado do parque que não tiveram a sorte das 3 toneladas que iam para o lixo e viraram obra de arte, bem do lado do gigantesco pôster de folhetos do metrô de Londres da década de 1990.

“Eles voltaram com a história, trouxeram a arte da história passada e conseguiram manter isso daí pra criar uma arte”, disse Robson Falco, estudante de arquitetura.

Lá fora, quem jogou a garrafa pet em qualquer lugar deve desconhecer o processo que tritura a pet usada, lava, derrete, processa e transforma numa outra brilhando de nova.

“Eu acho que é legal porque ele mostra tudo que faz”, disse Mariana Amorim, 10 anos.

Se você parar para pensar, a pilha mostrada no vídeo é a quantidade de lixo que a sua família pode produzir em uma semana. Você vai se surpreender com o resultado.

“Eu tô com vergonha”, brinca um visitante.

Assista a reportagem neste link

Foto: reportagem Globo/reprodução

Foto: reportagem Globo/reprodução

Ah, e tem um detalhe: todos estandes são feitos de papelão atrás e folhas de madeira na frente – 98% de tudo que se vê na exposição deve ser reciclado ou reutilizado, porque nela a gente aprende que é também na base do exemplo que se recicla o jeito de pensar de uma população.

Fonte: G1

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts