Vivagreen

GreenArq

Edifício bioclimático de Renzo Piano é inaugurado na Itália

29 de Maio, 2015

APÓS CINCO ANOS DE CONSTRUÇÃO, A TORRE DE 166 METROS DE ALTURA CRIADA PARA SER A SEDE DE UM BANCO EM TURIM ABRIU AS PORTAS AO PÚBLICO

A estrutura foi projetada pelo escritório Renzo Piano Building Workshop como um “laboratório social e ambiental” localizado no centro de diversos serviços públicos.

A torre possui 26 andares dedicados a escritórios, além de um piso para reuniões e treinamentos, que inclui espaços abertos ao público. Há também três pavimentos para estacionamentos e um jardim afundado rodeado por um restaurante e um jardim de infância.

Na parte mais alta do prédio, uma estufa bioclimática com ventilação natural recebe o público que frequenta um restaurante com jardim, um salão de exposição e um terraço no telhado.

O projeto priorizou fontes de energia naturais, como a água subterrânea usada para o arrefecimento dos escritórios e os painéis fotovoltaicos que produzem energia solar. As fachadas apresentam vidro duplo que limitam a perda de calor no inverno e sistema de persianas motorizadas que controlam a iluminação nas áreas de trabalho.

Escadarias e elevadores ligam os pisos, além de fornecer a identidade do edifício. Uma área adjacente à torre foi transformada em espaço de convivência, com árvores de diferentes tamanhos, gramados e atividades para a vizinhança.

Ficha Técnica

Edifício comercial Intesa Sanpaolo
Cliente
Intesa Sanpaolo
Arquitetura Renzo Piano Building Workshop
Data da concorrência 2006
Data da conclusão 2015
Equipe do projeto P.vincent (sócio responsável), W.matthews, C.pilara com J.carter, T.nguyên, T.sahlmann e V.delfaud, A.amakasu; O. & a. doizy (Modelos)
Equipe: P.vincent and A.h.temenides (sócio e associado responsável), C.pilara, V.serafini, com A.alborghetti, M.arlunno, J.carter, C.devizzi, V.delfaud, G.marot, J.pattinson, D.phillips, L.raimondi, D.rat, M.sirvin e M.milanese, A.olivier, J.vargas; S.moreau (aspectos ambientais) ; O.aubert, C.colson, Y.kyrkos , A.pacé (modelos)
Consultores Inarco (arquitetura consultiva); engernharia de experdição / studio ossola / M.majowiecki (estrutura); Manens-tifs (serviços de construção); RFR (engenharia de fachada); Eléments ingénieries / CSTB / RWDI (estudos ambientais); Golder associates (consultor hidrogeológico); GAE engineering (prevenção de incêndio); Peutz & Associés / Onleco (acústica); Lerch, Bates & Associates (transporte vertical); Securcomp (segurança); Cosil (iluminação); Labeyrie & Associés (áudio/ equipamento de vídeo); Spooms / Barberis (equipamento de cozinha); Atelier Corajoud / Studio Giorgetta (paisagismo); Tekne (consultoria de custo); Michele de Lucchi / Pierluigi Copat Architecture (interiores); Jacobs Italia (supervisão local)

Via arcoweb – arcoweb.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts