Vivagreen

GreenArq

As cidades mais sustentáveis do mundo

19 de Maio, 2015

Você sabe quais são as cidades mais sustentáveis do mundo?

Uma cidade sustentável é aquela se que empenha para estabelecer um estado de equilíbrio ecológico, mesmo depois de passar pelo processo de urbanização.

O empresário e escritor Boyd Cohen listou as dez cidades mais sustentáveis do mundo e para isso, adotou alguns filtros para a seleção como, por exemplo, número de habitantes, comprometimento político, trânsito, emissão de CO², uso de energias renováveis, mitigação de efeitos climáticos e planos de adaptação e extensão territorial de parques.

Veja quais cidades apareceram na sua lista e os porquês:

Copenhague, Dinamarca – 40% dos cidadãos usam bicicleta no trajeto para o trabalho. Além disso, teve pontuação máxima no quesito “comprometimento político”.

Curitiba, Brasil – é a cidade com a menor emissão de CO² per capita junto com Copenhague.

Barcelona, Espanha – a cidade usa energia renovável e seu empenho em difundir o uso de energia solar chama atenção.

Estocolmo, Suécia – a cidade possui uma boa quantidade de áreas verdes e destaca-se por seu comprometimento político.

Vancouver, Canadá – 90% da energia da cidade vem de fonte renovável e também pretende reduzir suas emissões em 80% até 2050, em relação a 1990.

Paris, França – a cidade teve a maior pontuação na categoria “extensão de transporte por trilhos por habitante” e mais de 100 mil árvores foram plantadas e outras 20 mil recobrem os telhados da cidade.

São Francisco, Estados Unidos – O comprometimento político e a meta de reduzir 80% de emissões até 2050 garantiram pontos para a cidade.

Nova York, Estados Unidos – a extensão dos metrôs e das áreas de parques garantem o lugar da cidade entre as dez mais resilientes.

Londres, Inglaterra – o trânsito da cidade diminuiu e aumentou o uso de transporte público. Somado a isso, a implementação de uma barreira móvel contra enchentes valorizam a cidade.

Tokio, Japão – O plano de ação contra mudanças climáticas é o seu ponto forte, além de apoiar a iniciativa para a inovação em tecnologias limpas e mitigação de problemas relacionados ao clima.

Todas essas cidades ainda têm o que melhorar, porém já começaram a fazer a sua parte, e tendem a evoluir ainda mais no que diz respeito à sustentabilidade.

O importante é ressaltar que independentemente dos estragos que já foram causados, todo o planeta pode e deve trabalhar para as melhorias da saúde do planeta.

Via Duratex Painéis – blog.duratexpaineis.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts