Vivagreen

GreenArq

Casal com 15 filhos e 7 netos abandona modelos tradicionais e cria vila sustentável no interior de Minas Gerais

19 de junho, 2015

Se você está cansado de reclamar do modelo econômico atual, bem-vindo ao clube. Mas, mesmo assim, muita gente transcende a pura reclamação e acaba indo além e fazendo algo para mudar de verdade suas vidas. É o caso desta família, que fundou a própria vila com princípios ecológicos, chamada de Vila Barroló.

Tudo começou com Antonio Cleofas e Anita Bezerra e teve continuidade com seus 15 filhos. Por sinal, Anita é entusiasta do parto natural e, apesar de ter tido seu primeiro filho em um parto natural no hospital, teve os outros 14 sem nenhuma ajuda e sem sequer recorrer ao pré-natal. Hoje, todos vivem na mesma comunidade, junto com mais 7 netos do casal.

Antonio e Anita buscavam viver de artesanato e de forma mais sustentável, longe do esquema de trabalho tradicional. Foi assim que os dois foram parar no interior de Minas Gerais e criaram sua própria casa com materiais encontrados na região, plantando também uma horta e árvores frutíferas. No entanto, os filhos que já são casados têm suas próprias casas e apenas os solteiros moram com Antonio e Anita. É nessa casa que todos se reúnem para debater os acontecimentos na vila e planejar as ações seguintes.

Independente da divisão por casas, na comunidade as tarefas estão bem divididas e todos se ajudam, tanto na hora de cozinhar, como na de cuidar das crianças ou trabalhar na horta e no artesanato. As compras são feitas uma vez por semana, em Uberaba, e a ideia é buscar uma alimentação o mais natural possível.

Hoje, a família, que é também uma comunidade, além dos projetos de artesanato (dá uma olhada em um dos sites), já fabrica suas próprias roupas e até mesmo sabão caseiro, mas a ideia é atingir a autossustentabilidade em um futuro próximo – e ninguém duvida de que eles conseguirão isso em breve.

Abaixo um vídeo de um projeto feito por lá:

Via Hypeness – hypeness.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts