Vivagreen

GreenArq

Conheça 6 construções surpreendentes de arquitetura sustentável

18 de junho, 2015

Com origem em meados dos anos 2000, o movimento da arquitetura sustentável passou a se tornar importante para as áreas de Construção Civil e Arquitetura devido à procura cada vez mais significativa de profissionais idealizadores desse tipo de projeto, que une o aspecto urbano ao paisagismo natural.

O aumento da demanda é reflexo de uma mudança significativa de postura da sociedade com o que acontece em nosso planeta. A preocupação com o futuro impactou praticamente em todos os projetos recentes, preocupados em trazer soluções de reúso de materiais, iluminação natural e utilização de recursos naturais de forma mais consciente.

Veja seis belíssimos projetos desenvolvidos para causar menos impacto ao ambiente.

1 – Projeto Ecorium – Centro Nacional de Ecologia de Seocheon – Coreia do Sul

dia_meio__ambiente_2

O Projeto Ecorium vem de uma iniciativa do Instituto Ecológico Nacional da Coréia do Sul e foi desenhado por um escritório do país chamado SAMOO. A obra consiste em um impressionante “ecoaquário”, uma espécie de complexo que lembra uma grande estufa coberta por placas solares, com tecnologia que avalia a temperatura externa e regula a interna automaticamente. Cada uma das áreas abriga diferentes tipos de plantas em sua extensão de 3 mil metros quadrados.

2 – Projeto SOWAWE – Departamento do Bem-Estar e Trabalho – Groningen na Holanda

dia_meio__ambiente_3

dia_meio__ambiente_4

Projetado pelo escritório L Architects para ser o Departamento do Bem-Estar e Trabalho, na cidade de Groningen, na Holanda. O programa inclui um mercado aberto, convidativo e sustentável e uma praça pública que permite a interação entre departamento, clientes e terraços do edifício, criando relações cruzadas entre os andares. Cada um dos nove pavimentos de escritório abre para um terraço individual, permitindo aos trabalhadores desfrutar de ar fresco e apreciar a vista da cidade.

3 – Escola de Arte, Design e Mídia na Universidade Tecnológica de Nanyang – Cingapura

dia_meio__ambiente_5

 

dia_meio__ambiente_6

O edifício desenhado por CPG Consultants. É coberto com um telhado verde, que combina com o ambiente e serve como um local de encontro. A forma da construção é simples e todo o conceito é feito de três formas sinuosas, formando um átrio no coração da escola que é resfriado por poças de água e fontes.

4 – A Escola Verde de Estocolmo – Suécia

dia_meio__ambiente_7

dia_meio__ambiente_8

A Escola Verde de Estocolmo, na Suécia, além de educar sobre alimentos produzidos localmente cria uma infinidade de espaços públicos verdes exteriores e interiores. O edifício ainda engloba uma vida escolar sustentável: do jardim de infância ao ensino médio, até os dormitórios da faculdade.

Leia mais sobre o projeto em:  Green Xchool é exemplo de sustentabilidade

5 – Projeto Bairro Solar Schlierberg – Friburgo, Alemanha

dia_meio__ambiente_9

dia_meio__ambiente_10

Foi projetado com capacidade de produzir quatro vezes mais energia do que consome, provando que uma construção ecológica pode ser muito lucrativa.

6 – Green School – Bali, Indonésia

dia_meio__ambiente_11

 

dia_meio__ambiente_12

A Escola Ecológica, construída em Bali, na Indonésia, é autossuficiente e ensina técnicas de construção em bambu, colheita e jardinagem, além de outros itens da educação tradicional.

Leia mais sobre o projeto: A Escola mais verde do mundo

 Foto: IBDI
Fonte do post: IBDI

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts

Próximo Post

57 andares em 19 dias