Vivagreen

Energia

Google Maps pode ajudar você a decidir instalar um painel solar

19 de agosto, 2015

Foto: Project Sunroof pode calcular quanto de energia você vai economizar se instalar um painel solar (Foto: Divulgação/Google)

O engenheiro de software Carl Elkin criou um projeto que pode ajudar muita gente a economizar na conta de luz. O desenvolvedor é funcionário do Google e montou o Project Sunroof nas horas vagas que a empresa dá para seus colaboradores se dedicarem a ideias e projetos pessoais. O objetivo é simples: usar o Google Maps para descobrir se vale a pena instalar um painel solar no seu telhado.

Em tempos de crise energética, investir em energia renovável é uma boa ideia. Porém, como saber se vale mesmo a pena instalar um painel solar? Será que a economia vai compensar os gastos? Qual o melhor lugar do telhado para fazer a instalação? São essas perguntas que o Sunroof tenta responder.

A execução do projeto é relativamente simples: através de imagens de satélite do Google Earth, combinadas com os mapas do Google Maps, é possível calcular o potencial de geração de energia de um painel solar em sua casa e, ainda, quanto você poderá economizar.

Para isso, a Google criará um modelo em 3D do telhado da sua casa, graças às imagens em altíssima resolução geradas pelo novos satélites que tem acesso. Depois, um algoritmo irá calcular o potencial de geração de energia, além de variáveis que podem diminuí-lo, tais como árvores ou prédios que fazem sombra na sua casa.

Após os cálculos, o algoritmo combinará os resultados com os dados registrados no banco que computa os padrões de temperatura, formação de nuvens e outras variáveis que afetam a incidência de luz solar em seu telhado. E, como se não bastasse tudo isso, o Project Sunroof ainda irá calcular as possíveis posições do sol baseado em sua localização . 

Com estes dados, o objetivo do Google é dizer quantas horas de sol poderão ser convertidas em energia, qual a área do telhado é melhor instalar o painel solar e, ainda, qual a possível economia que você fará ao longo de 20 anos. Por causa das variáveis, o Project Sunroof só funcionará por enquanto em duas cidades dos Estados Unidos, São Francisco e Boston, mas deve ampliar a área de cobertura.

Via Google Green Blog e Techtudo

Uma resposta para “Google Maps pode ajudar você a decidir instalar um painel solar”

  1. Caso possa interessar existe tambem o aplicativo gratuito em português iSOLergo
    O aplicativo permite efetuar o projeto preliminar do sistema fotovoltaico, com análises energéticas, configurações dos módulo fotovoltaicos, dos inversores e avaliação da rentabilidade do sistema.
    São utilizados recursos do dispositivo, para determinar automaticamente a localidade, a orientação e a inclinação dos módulos, a fim de obter uma completa avaliação energética do local, utilizando o banco de dados climáticos fornecidos.
    https://itunes.apple.com/br/app/id542354464
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.embarcadero.iSol&hl=pt_BR

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts