Vivagreen

Energia

Estacionamento solar brasileiro se torna o maior do país ao gerar 22 MWh de energia

02 de julho, 2015

Um estacionamento solar projetado dentro da sede do grupo Enel, em Niterói (RJ), tornou-se o maior do país ao alcançar a marca de 22 MWh de geração de energia solar em apenas quatro meses de funcionamento. O volume é suficiente para abastecer simultaneamente cerca de 30 residências com consumo médio de 155 kWh/ mês.

A geração solar evitou a emissão de 13 toneladas de CO² na atmosfera – o que seria emitido por mês, em média, por 13 carros que percorrem 17 quilômetros por dia. Para transformar essa quantidade de carbono e não despejá-la na atmosfera seria necessário o plantio de aproximadamente 76 árvores.  Além disso, a produção do estacionamento solar representou, até agora, uma economia de 26 milhões de litros de água, que seriam utilizados caso essa quantia de energia fosse gerada por hidrelétricas.

O projeto consiste na instalação de 175 painéis solares em uma área de 260 m², que comporta 20 carros. A energia gerada pelas placas tem abastecido o próprio prédio da companhia.

O estacionamento solar foi idealizado pela Prátil, empresa de serviços do grupo, do qual também faz parte a distribuidora de energia Ampla. Apenas quatro meses após sua implantação, o grupo tornou-se o maior do Brasil em geração distribuída, modalidade que permite a geração de energia para consumo próprio. Caso haja excedente, este pode ser compartilhamento com o sistema elétrico, de acordo com a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Gostou da ideia? Conheça mais projetos de sucesso sobre energia solar clicando aqui.

estacionamento_solar2

Via Aecweb – blogaecweb.com.br

2 respostas para “Estacionamento solar brasileiro se torna o maior do país ao gerar 22 MWh de energia”

  1. Como foi feito o contrato desse fornecimento, pois pelo que sei se pode gerar apenas oque você consome. Este estacionamento é de condomínio?

  2. Já existe a Resolução 482 ANEEL regulamentando que o que exceder da produção de energia que não for utilizada no endereço pode ser jogada na rede de distribuição e, ai, será revertida em créditos. Ai, você acaba pagando só o custo de disponibilidade de rede.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts