Vivagreen

Blog

Reciclagem transforma tubos de pasta de dente em móveis

02 de setembro, 2019

Aquele tubo que todo o mês você trata de apertar ao máximo para não desperdiçar um grama sequer de pasta de dente pode render muito mais.

A embalagem, que no aterro sanitário demora até 450 anos para se decompor, é matéria-prima para armários, mesas, bancos, lixeiras, armação para óculos, telhas e diversos outros produtos.

Em São Paulo, ao menos três empresas trabalham com a reciclagem: Ecofour, em Santo André, Ecotop, em Barueri, e Metagreen, em Santa Bárbara d’Oeste.

Além de contribuir com o meio ambiente, o material tem vantagens em relação aos convencionais como mais flexibilidade e resistência ao fogo, não absorção de água e funcionamento como isolante térmico.

A construção civil foi a primeira se interessar pelos atrativos. O produto é utilizado principalmente em telhas. Mas recentemente as placas ganharam atenção especial para fabricação de móveis e utensílios.

A Ecofour, instalada desde 2010 em Santo André, tem se destacado na confecção de armários para grandes redes de restaurantes.

Adriano David, proprietário da empresa, conta que iniciou a produção porque estava cansado de ver os utilizados em sua ferramentaria para guardar pertences de seus funcionários enferrujar.

“Aquilo me envergonhava. Então passei a pesquisar materiais que durassem mais, fossem mais higiênicos e ainda auxiliassem o meio ambiente.”

A reciclagem é realizada triturando os tubos e em seguida derretendo o material até a formação das placas.

A vantagem em relação ao plástico puro é a presença de alumínio, que dá mais flexibilidade ao material final e permite o uso de parafusos, por exemplo.

Por conta dos rótulos, o produto final ganha cores granuladas.

David conta que os tubos de pasta de dente descartados das casas ainda representam muito pouco da produção.

A maior parte do material vem de embalagens com defeitos que seriam incineradas nos grandes produtores “As pessoas não sabem que é possível essa reciclagem.

O potencial para crescimento ainda é muito grande se houver conscientização”, afirma.

A empresa mantém convênios com ONGs da capital e cooperativas de reciclagem em Santo André e São Bernardo.

Fonte: Metro jornal 

Uma resposta para “Reciclagem transforma tubos de pasta de dente em móveis”

Tweets

Vivagreen

Principais posts