Vivagreen

Blog

Reciclador caseiro de óleo de cozinha

04 de novembro, 2015

Aparelho caseiro portátil permite reciclar óleo vegetal saturado, transformando óleo usado em sabão.

Assim como existem máquinas para fazer pão e sorvete em casa, em breve deve começar a ser vendido no Brasil um aparelho doméstico para produzir sabão a partir de óleo de cozinha usado, que, jogado fora, contaminaria o meio ambiente.

O aparelhinho, que mais se parece com uma cafeteira, foi criado pela Reciprátik, de Juiz de Fora (MG). O reciclador é capaz de transformar meio litro de óleo usado em 650 gramas de sabão biodegradável em até 10 minutos, apenas adicionando água e soda cáustica.

 

A empresa Bertussi Designdustrial, com sede na cidade de Caxias do Sul, foi a responsável por tirar do papel a idéia da Reciprátik. Observando detalhes como praticidade, por exemplo, o núcleo de carenagem de máquinas do escritório foi quem deu forma ao aparelho. O escritório caxiense, que também tem unidade no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Parque Científico e Tecnológico PUC-RS, em Porto Alegre, está desenvolvendo também o protótipo do reciclador de óleo industrial, para utilização em restaurantes, pastelarias e demais estabelecimentos que utilizam o óleo de cozinha. Esse modelo, além de sabão em barra, também poderá produzir sabão líquido.

A saber: o produto desenhado pela Bertussi também conquistou o prêmio IDEA Brasil 2010, na categoria Ecodesign.

Setor Reciclagem

Uma resposta para “Reciclador caseiro de óleo de cozinha”

  1. Silvio disse:

    Boa tarde.

    Sou professor do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Estamos organizando a Semana de Ciências em agosto. No dia 27, sábado, ocorrerá uma série de eventos como mostra de trabalhos dos alunos, atividades culturais e palestras. Estamos convidando sua empresa a divulgar o Reciclador Caseiro de Óleo de Cozinha através de palestra e/ou demostração prática.

    Agradeço sua atenção.

    Silvio Ivanir de Castro.

Tweets

Vivagreen

Principais posts