Vivagreen

Blog

Centro Educacional da Fundação Salvador Arena desenvolve calculadora de carbono para crianças e adolescentes

26 de julho, 2015

CO2 na atmosfera, conhecido como o grande responsável pelo aquecimento global, bateu recorde de concentração. Uma ferramenta desenvolvida pelo CEFSA calcula quantidade de dióxido de carbono produzida e fornece número de árvores que precisam ser plantadas

São Paulo – Com base nos hábitos e na rotina das crianças e adolescentes, como ida e volta ao colégio, uso de videogames, o tempo no banho e o consumo de fast food, a calculadora de carbono fornece a quantidade de dióxido de carbono produzida em um ano e o número de árvores que devem ser plantadas durante o período para amenizar os prejuízos causados ao meio ambiente. A ferramenta foi desenvolvida por professores e alunos do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena.

O dióxido de carbono (CO2) é um dos gases que causam o efeito estufa. Ele é liberado na atmosfera quando combustíveis fósseis – a principal fonte de energia do mundo – são queimados. E a concentração global de CO2 tem aumentado, segundo mostrou o último levantamento da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). De acordo com o órgão dos Estados Unidos a concentração mundial de dióxido de carbono ultrapassou o limite de 400 partes por milhão (número de moléculas de gás por milhão de moléculas de ar seco) no último mês de março. É a primeira vez que esse índice é atingido em todo o planeta.

O objetivo do CEFSA com esta nova ferramenta é despertar a atenção dos estudantes e familiares para a gravidade de algumas de nossas ações no meio ambiente e promover a conscientização ambiental. “A iniciativa faz parte do projeto CEFSA Solidário, que envolve alunos e a comunidade local em debates de temas pertinentes à sociedade. Criamos a calculadora com o apoio dos alunos e professores, desenvolvemos ações socioeducativas dentro na escola e agora disponibilizamos a ferramenta para todos os interessados”, explica Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do Colégio Termomecanica – escola gratuita mantida pela Fundação Salvador Arena.

A calculadora de carbono está disponível no site www.cefsa.org.br/calculadoradecarbono. Desde a sua criação foram registrados mais de 10.000 mil acessos.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena – FSA é uma instituição civil, de direito privado e sem fins lucrativos criada em 1964 por Salvador Arena, empresário do setor metalúrgico, para manter atividades voltadas à transformação social nas áreas de educação, saúde, habitação e assistência social.

Nos últimos 15 anos, a entidade investiu cerca de R$ 500 milhões em gratuidades, beneficiando anualmente mais de 70 mil pessoas direta e indiretamente. Parte dos recursos é aplicada em iniciativas de fortalecimento de organizações do terceiro setor.

Reconhecida pelo modelo inovador de gestão, a FSA foi a primeira instituição filantrópica do Brasil a conquistar a Certificação ISO 9001. Em 2014, a Fundação recebeu medalha de ouro no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, premiação concedida às melhores organizações públicas e privadas do Estado de São Paulo, na área de gestão.

Mais informações para a imprensa: Fábio Souza

Via Vida e Natureza – vidaenatureza.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts