Vivagreen

Blog

Casais de amigos constroem vila sustentável para morarem juntos

02 de junho, 2015

Quatro famílias amigas há 20 anos compraram um terreno com a ideia de morarem mais próximos e junto à natureza. Com a ajuda do arquiteto Matt Garcia construíram uma vila sustentável em frente ao Rio Llano no Texas, onde sonham em envelhecer juntos.

vila sustentável

Inspirados nos projetos sustentáveis e compactos, optaram por construir quatro cabanas individuais simples, confortáveis e de baixo impacto ambiental, mais uma área comum com espaço para cozinhar, jantar, realizarem as atividades em grupo e  acomodar os possíveis hóspedes.

vila sustentável-matt-garcia

vila sustentável-matt-garcia

As casas que custaram aproximadamente US $ 40.000 cada, tem 35 metros quadrados e foram customizadas internamente para atender os desejos de seus donos, todas têm um layout de estúdio de planta aberta com bastante iluminação natural e vistas para o rio O isolamento térmico foi pensado para resistir bem ao clima árido texano, o revestimento de metal galvanizado reflete o sol quente do verão e junto com a ajuda de uma espuma isolante mantém as casas frescas, evitando o uso de climatização artificial.

vila sustentável-matt-garcia

vila sustentável- captação de água da chuva

O telhado foi projetado com a inclinação adequada para coletar as águas da chuva e direcionar para cisternas adjacentes a cada cabana, que conseguem armazenar quase 5 mil litros de água.

comunidade sustentável de amigos

interior sustentável-matt-garcia

vila sustentável

projeto sustentávell de matt-garcia

comunidade sustentável

vila sustentável de amigos

Fotos: Alex Stross /Matt Garcia Design

Os revestimentos também seguiram o conceito sustentável, o piso de concreto polido e as paredes de madeira compensada, além de componentes estruturais são acabamentos atraentes o que torna desnecessário o uso de acabamentos adicionais. Até os detalhes foram pensados, como nos banheiros que possuem ganchos e suportes para tolha e papel higiênico feitos de tubos de aço reaproveitados.

Via SustentArqui 

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts