Vivagreen

Orgânicos

Semente orgânica de milho

08 de julho, 2015

Foi apresentada em São Paulo durante a Bio Brazil Fair, a primeira semente orgânica de milho produzida no Brasil. A semente é voltada à agricultura familiar e vem com a promessa de produtividade e resistência às pragas.

Uma ótima novidade já que a produção de milho transgênico no Brasil corresponde a 81% da produção total na safra 2013/2014.

O coordenador da coordenadoria de assistência técnica integral (Cati), José Carlos Rossetti conta que a nova semente não é um híbrido, mas sim uma variedade. A semente poderá ser usada no futuro desde que a espiga tenha crescido sem doenças e que tenha acompanhado bem a sanidade.

Todo o processo de produção das sementes foi orgânico, sem o uso de produtos químicos. O milho orgânicoAl Avaré possui elevado potencial produtivo (produz em média sete mil quilos por hectare num ciclo normal de até 150 dias ) e alta rusticidade. As sementes foram desenvolvidas por técnicos do Departamente de Sementes Mudas e Matrizes (DSMM/CATI), órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, e é auditada pelo IDB. Ela está na segunda geração e tem ampla adaptabilidade para todas as regiões do Brasil e, em condições ideais ou com irrigação, possui um potencial de produção de até 8 toneladas por hectare.

A secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi afirmou que a batata está em processo de certificação e já existem outros produtos que vem vindo na esteira para dar alternativas a produção orgânica, que é uma produção crescente.

Segundo o organizador da feira Bio Brazil Fair, Abdala Jamil Abdala, em 2012, a agricultura orgânica gerou R$ 1,5 bilhão. Ele faz a projeção que em 2014 o setor chegue ao faturamento de R$ 2 bi.

Fonte: CI Orgânico e Nosso Mundo Orgânico

9 respostas para “Semente orgânica de milho”

  1. Lea Nagel disse:

    Existem outros milhos orgânicos com certificação no mercado brasileiro por exemplo o milho de pipoca da ecobio (http://www.ecobiosaude.com.br/produtos/19/pipoca-alto-vacuo-produto-organico/) com certificação orgânica, que é vendido no Brasil todo há anos, então esse não é orgânico??? Ou porque esse da CATI é o primeiro orgânico? Sendo que está apensa na segunda geração?
    Nem vamos entrar no mérito das sementes crioulas…

    • Green disse:

      Boa Tarde, Lea.
      Publicamos a notícia como ela chega até nós. Não acrescentamos nem retiramos nada do texto.
      Vamos olhar o link que Você nos enviou e, se possível for, divulgaremos. Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

    • a notícia é bem estranha para mim. 1a do Brasil, como assim? diz que não é híbrida, mas que foi desenvolvida por técnicos e está na segunda geração? é resistente a pragas e tem alta produtividade? e as sementes crioulas e outras variedades que existem há séculos pelo menos? muito estranho.

  2. Lea Nagel disse:

    Obrigada!

    Não precisam divulgar, não sou da Ecobio, apenas compro e consumo o milho deles há anos, pois não consumo transgênicos. É só corrigir esse artigo. Simplesmente não é verdade que esse seja o primeiro milho orgânico do Brasil, existem outros.

    De qualquer forma obrigada!

  3. E para conseguir essas sementes, como seria? tem algum site que as vende?

  4. Enes Barbosa disse:

    Parabéns aos pesquisadores e extensionistas da CATI, por esse maravilhoso trabalho, isso é a prova que a agricultura pode ser totalmente agroecológica.

  5. […] de tratamentos com fungicidas ou inseticidas nas sementes, as chamadas sementes tratadas. Há algumas inciativas de criação de sementes orgânicas que sejam resistentes a pragas e a um preço acessível para o […]

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts