Vivagreen

Orgânicos

Joaninhas no Controle Biológico das Pragas

21 de agosto, 2015

Conhecidas no mundo científico como Hippodamia convergens, as joaninhas são frequentemente utilizadas para realizar o controle biológico de pragas em áreas de cultivo agrícola, dispensando assim o uso de insecticidas químicos que podem ser tóxicos para o ambiente e para o homem, incentivando assim também a agricultura biológica, mas o que tem a ver com as suculentas?

Esses delicados e doces insetinhos são verdadeiros soldados predadores e vorazes no combate às pragas, principalmente os malfadados pulgões e cochonilhas os inimigos n°1 das suculentas. Pra se ter uma ideia, As joaninhas podem consumir cerca de cinquenta pulgões por dia e as fêmeas põem mais de 300 ovos na primavera e no início do verão. Os ovos são pequenos e fusoides, geralmente colocados perto da presa, em lotes verticais, com quase trinta ovos.

Assim que começam a alimentar-se, as larvas desenvolvem rapidamente alcançando, em um mês o tamanho adulto, ficando com suas cores definitivas, que podem ser vermelho ou amarelo com pontinhos pretos.
As joaninhas comem todo o tipo de insetos mas além dos insetos precisam de uma grande fonte de pólen na sua alimentação. São atraídas por determinados tipo de plantas, mas principalmente pelas plantas que têm flores em forma de copinho como é o caso das tulipas e lírios, por acumularem água em seu interior mantêm o ambiente fresco, onde as joaninhas gostam de fazer as suas casas durante o Verão.

Durante o Outono e inverno as joaninhas hibernam, podendo ser encontradas em fendas, buracos e troncos velhos, especialmente onde tenham folhas para se abrigarem do frio. Como costumam hibernar em conjunto é sempre um cenário bastante curioso.

Foi comprovado que o pulgão (que pode ser preto, verde ou amarelo), quando ataca determinada espécie de planta, faz com que ela libere um sinal de alerta, emanando cheiros que atraem as joaninhas ou outros predadores. Então, esses insetos sugadores liberam seu próprio sinal de alerta e se dispersam, fugindo dos predadores. As joaninhas também se sentem atraídas por plantas entre as quais se destacam a erva doce, coentros, cominhos, cenouras, gerânio, endro, funcho, coreópsis, angélica, cosmos e dente de leão, que podem ser plantadas próximos aos seus canteiros de suculentas só para atraí-las, ou você pode encomendar lotes de ovos de joaninhas, mas eu só encontrei em Portugal e USA se alguém souber aqui no Brasil e puder indicar seria ótimo, quero um caminhão!

Via Fertilizante Verde

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts