Vivagreen

Notícias

Virada Sustentável 2018 de São Paulo está com inscrições abertas

09 de maio, 2018

Virada Sustentável – As inscrições para o evento deste ano ficam abertas até o dia 13 de Maio, no site www.viradasustentavel.org.br

Este ano o Festival Virada Sustentável acontecerá entre 23 e 26 de agosto em diversos locais da cidade. 

Procuramos projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais em prol da sustentabilidade.

Queremos contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para esta guinada, porém sem imposições ou regras de conduta.

Queremos promover uma abordagem positiva, propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que desejamos. 

O período de inscrições para este edital é de 19 de março a 13 de maio de 2018. 

Após o encerramento, que se dará às 23h59 do dia 13/05, não serão mais aceitas propostas para integrar a programação do Festival. 

Para tirar dúvidas sobre o edital e acompanhar a construção da Virada Sustentável São Paulo 2018, acompanhem nosso site e nossa página no Facebook e/ou escreva para editalsp@viradasustentavel.org.br para mais informações.

Em nosso site também temos a opção Quero apoiar a Virada, onde possíveis parceiros podem se inscrever para ceder um espaço, ajudar na divulgação ou patrocinar a Virada Sustentável.  

MANUAL DE INSCRIÇÃO 

DA INSCRIÇÃO 

O Edital Virada Sustentável São Paulo 2018 é direcionado a artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos para integrar a programação do evento.

O tema do festival este ano é “Um Olhar para o Futuro” e, neste caso, serão muito bem vindos os projetos que apontem nesta direção e também que contemplem os 17 temas apontados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou pessoa física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos.

O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa. 

O sistema de inscrição solicitará o cadastramento de uma senha de acesso.

Esta senha possibilitará que o proponente acesse seus dados cadastrais quantas vezes forem necessárias para edição das informações já inseridas.

Após o envio do projeto não será mais possível realizar alterações no escopo do projeto, mas o proponente poderá atualizar seus dados cadastrais caso haja necessidade. 

Este edital possui três modalidades de Inscrição:

– Projeto Financiado: são os projetos que necessitam de aporte financeiro e disponibilidade de local para acontecer;

– Adesão dependente: são os projetos já financiados por outras fontes e que necessitam apenas de disponibilidade de local;

– Adesão independente: são os projetos que não necessitam de aporte financeiro e já possuem estrutura e local para sua realização. 

*Importante: limpezas de histórico no computador implicarão na exclusão das informações anteriormente salvas e ainda não enviadas.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail editalsp@viradasustentavel.org.br.  

DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO 

Este edital não tem um número pré-definido de vagas para cada categoria, sendo esta uma seleção que segue a lógica interna da realização do evento de acordo com critérios de sua comissão julgadora e de seu conselho curador. 

Reforçamos apenas que todos os projetos inscritos deverão obrigatoriamente contemplar temas ligados à sustentabilidade e comprovar sua qualidade de realização. 

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos, já que toda programação proposta pela Virada Sustentável é gratuita. 

Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.  

DA APROVAÇÃO 

A Virada Sustentável acontece em parques públicos, centros culturais, museus, praças, ruas, unidades e sedes de instituições e organizações parceiras.

Todos os projetos inscritos e aprovados, caso ainda não tenham local de realização, serão alocados pela produção de acordo com sua categoria, conteúdo e faixa etária. 

A Virada Sustentável reserva-se o direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer e também de não realizar projetos previamente aprovados caso os mesmos não atendam à exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpram prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados no período de contratação. 

Os proponentes não terão acesso à avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital. 

Ao final da seleção, todos os proponentes receberão, via e-mail indicado no ato da inscrição, uma notificação sobre seu resultado no edital.  

DAS CONTRAPARTIDAS 

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas espaços de alcance ao público para realização das ações propostas, divulgação na mídia e outros meios de comunicação, e o estímulo para o encontro e diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de “sustentabilidade”. 

A Virada Sustentável se compromete a gerir com responsabilidade os impactos socioambientais gerados pelo evento, bem como promover esforços no sentido de viabilizar o maior número possível de atrações e ações.  

DA CONTRATAÇÃO 

Os proponentes cujos projetos forem aprovados terão a partir da data de notificação via e-mail o prazo de 5 dias úteis para enviar toda documentação solicitada, conforme indicação do sistema.   

Caso o prazo não seja cumprido, o projeto será automaticamente desclassificado, ficando a cargo das equipes de curadoria e programação, substituí-lo.  

PERGUNTAS FREQUENTES 

Quem pode se inscrever?

Todos artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham algum conteúdo, atração cultural ou atividade relacionados aos temas indicados neste edital e que queiram apresentá-lo na Virada Sustentável São Paulo 2018. 

Como saber se meu projeto foi aprovado?

Os proponentes poderão acessar o status do seu projeto a qualquer momento no Minha Conta do site da Virada, com o login e senha previamente cadastrados no Edital. 

Ao final da seleção, todos os proponentes receberão, via e-mail indicado no ato da inscrição, uma notificação sobre o seu resultado no edital. 

Se o meu projeto for aprovado, já estarei na programação da Virada Sustentável?

O projeto inscrito fará parte da programação da Virada Sustentável após passar pela primeira seleção e pela verificação de qualidade, aderência e capacidade técnica do proponente pela equipe de organização do evento. Neste processo, eventuais ajustes poderão ser demandados e negociados entre as partes até a sua viabilização ou não. 

Como será feita a seleção?

A organização da Virada Sustentável selecionará os projetos atendendo a três quesitos principais:

1) relevância e atratividade do conteúdo para o público;

2) aderência à proposta da Virada (apresentar a sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora) e;

3) capacidade de atendimento, pela organização da Virada, das necessidades técnicas dos projetos. 

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovação. 

Todos os projetos serão aprovados?

Não. A maior parte dos projetos não aprovados em outras edições tinham necessidades que a organização do evento não pode atender.

Outros não tinham aderência em relação aos temas propostos. 

Posso inscrever mais de uma atividade ou atração?

Sim. Não há limite de número de inscrições de projetos por parte dos proponentes. 

Não tenho fotos do meu projeto, pois ele é inédito. O que faço?

A organização da Virada Sustentável recomenda que neste caso o proponente descreva detalhadamente o projeto e anexe um esboço, croqui ou link que ilustre claramente o projeto a ser executado. As imagens solicitadas, além de muito importantes para a divulgação prévia do projeto, caso ele seja aprovado, é determinante para a equipe de curadoria no entendimento e avaliação da proposta.

Virada Sustentável SP

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts