Vivagreen

Notícias

Turismo investe em sustentabilidade para tornar destinos ainda mais atrativos

25 de agosto, 2015

País é o primeiro do mundo em recursos naturais entre 141 países, de acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial

O patrimônio natural é uma das maiores atrações do turismo brasileiro. O Brasil conta com mais de 7,4 mil km de litoral brasileiro e o grande número de destinos ecológicos colocam o País como o primeiro do mundo em recursos naturais entre 141 países, de acordo com estudo do Fórum Econômico Mundial. O Ministério do Turismo vem reforçando suas ações de sustentabilidade.

Curitiba e Foz do Iguaçu são os destinos turísticos brasileiros que mais se destacam nos cuidados e na gestão do meio ambiente, de acordo com estudo de competitividade do Ministério do Turismo. Curitiba é exemplo pela coleta seletiva de materiais recicláveis, pelo código ambiental da cidade e pelo plano municipal de meio ambiente. Já Foz se destaca pelo plano de resíduos sólidos e pela existência de estações de tratamento de água.

Visitações a locais preservados

A visitação a locais preservados, como parques nacionais e áreas de conservação, cresce ano após ano no País. O Parque Nacional da Tijuca é o mais visitado do Brasil com três milhões de turistas no ano passado; seguido do de Foz do Iguaçu, com 1,5 milhão; apenas dois dos 69 parques nacionais têm potencial para visitação.

“Já somos o primeiro lugar em recurso naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial. Agora, precisamos saber preservar o que temos para nos tornarmos cada vez mais competitivos”, diz o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Passaporte verde

Como forma de promover o Turismo Sustentável, o Ministério do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Ministério do Meio Ambiente, divulga o Passaporte Verde – uma campanha sobre atitudes sustentáveis do turista e dicas de roteiros sustentáveis.

Outra iniciativa de destaque é o programa internacional de certificação ambiental Bandeira Azul, da Fundação para Educação Ambiental. As praias de Palmas (Governador Celso Ramos, SC), de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (Salvador, BA), do Remanso (Rio das Ostras, RJ); a Lagoa do Peri (Florianópolis, SC) e a Lagoa do Iriry (Rio das Ostras, RJ) (consideradas praias) são candidatas ao selo. Alguns destinos tentam a renovação do certificado: Praia do Tombo (Guarujá, SP), Prainha (Rio de Janeiro, RJ), Marina Costabella (Angra dos Reis, RJ) e as Marinas Nacionais (Guarujá, SP).

A sustentabilidade é uma das premissas do Ministério do Turismo. Desde 2004, a pasta desenvolve programas para valorizar e inserir a sustentabilidade no setor. Entre as ações já realizadas, estão o Programa Talentos do Brasil Rural, o Viaje Legal, a Produção Associada ao Turismo (artesanato e turismo de base comunitária, entre outros) e o Programa Turismo Acessível.

Ministério do Turismo.

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts