Vivagreen

Notícias

Plástico biodegradável feito a partir da mandioca se decompõe em apenas 10 dias

22 de dezembro, 2015

O plástico foi uma das invenções mais impactantes do homem, para o bem e para o mal. Maleável, impermeável, adaptável e resistente passou a ser usado e larga escala para fins diversos que vão de embalagens, a veículos, eletroeletrônicos e uma infinidade de outras aplicações.

Mas apesar de hoje ser reciclável, o material ainda traz um impacto bastante negativo para o meio ambiente, já que demora de 500 a 1000 anos para ser decomposto e muitas vezes acaba sendo devolvido para natureza em forma de lixo e poluição.

Para tentar amenizar o problema a empresa indonésia Tinta Marta criou o plástico biodegradável que usa como base a mandioca e é absorvido pela natureza em apenas 10 dias.

Anteriormente, a empresa trabalhava produzindo sacolas plásticas convencionais que, apesar de serem práticas, eram muito nocivas para a natureza. Sugianto Tandio, diretor da Tinta Marta e ex-funcionário da 3M, decidiu então investir parte dos lucros da companhia em pesquisas para desenvolver o plástico biodegradável.

ecoplas 5

Agora, dez anos depois, parece que o investimento rendeu frutos e o Ecoplas, como é chamado, já foi adotado por marcas como Zara e a GAP, na Ásia e nos Estados Unidos.

Hypeness

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts