Vivagreen

Notícias

ONU espera recorde de assinaturas para acordo climático de Paris em cerimônia no dia 22 de abril

22 de abril, 2016

Mais de 160 países confirmaram que assinarão o histórico acordo do clima fechado em dezembro do ano passado em Paris, em uma cerimônia que será promovida pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em 22 de abril.

Acompanhe ao vivo em http://webtv.un.org e todos os detalhes aqui; acesse o texto do Acordo de Paris em português.

Um número recorde de países deve assinar o histórico acordo do clima fechado em dezembro do ano passado em Paris, em uma cerimônia que será promovida pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em 22 de abril (sexta-feira).

Mais de 160 países confirmaram que assinarão o acordo no dia 22, início do prazo em que o documento ficará aberto a assinaturas. Esse volume supera o recorde anterior de 119 assinaturas alcançado pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de Montego Bay, na Jamaica, em 1982.

Mais de 60 chefes de Estado e de governo participarão da cerimônia, incluindo o presidente francês, François Hollande, demonstrando o crescente nível de engajamento dos líderes mundiais para aceitar e implementar o acordo.

A cerimônia de assinatura será o primeiro passo para garantir que o acordo entre em vigor o mais rápido possível. O documento vigorará 30 dias depois que ao menos 55 países, respondendo por 55% das emissões globais de gases de efeito estufa, depositarem seus instrumentos de ratificação ou aceitação com o secretário-geral.

Alguns países já indicaram que irão depositar seus instrumentos de ratificação imediatamente depois de assinarem o acordo em 22 de abril. (confira mais abaixo)

A cerimônia também reunirá líderes da sociedade civil e do setor privado para discutir esforços no sentido de impulsionar o financiamento das iniciativas para o clima, o desenvolvimento sustentável e aumentar as ações para atingir o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aumento médio da temperatura global abaixo de 2° Celsius.

“Paris foi histórico”, disse o secretário-geral da ONU. “Mas é só o começo. Precisamos acelerar urgentemente nossos esforços para combater as mudanças climáticas. Encorajo todos os países a assinar o Acordo de Paris em 22 de abril para que possamos transformar nossas aspirações em ações.”

Em consonância com o artigo 12 do Acordo, que pede a cooperação para “ampliar a educação, a formação, a sensibilização do público, a participação do público e o acesso do público a informação sobre as mudanças climáticas, reconhecendo a importância dessas etapas para ampliar as ações previstas no presente Acordo”, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) traduziu na íntegra para o português o Acordo.

Língua primária de pelo menos 240 milhões de pessoas em todo o mundo, o português não é um idioma oficial da ONU e, por isso, o Acordo ainda estava sem tradução.

Acesse em português o Acordo de Paris, traduzido pelo UNIC Rio, e outras informações em português em https://nacoesunidas.org/acordodeparis

Mais informações, visita a página oficial do evento: www.un.org/sustainabledevelopment/climatechange

Confira a lista provisória de países que indicaram intenção de assinar o Acordo

O Acordo de Paris será aberto para assinatura das partes no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) em 22 de abril e permanecerá aberto por um ano.

Confira clicando aqui a lista provisória de países que indicaram intenção de assinar o tratado internacional. Até esta quarta-feira (20), 162 países indicaram esta intenção.

A lista só contém informação sobre os Estados que irão participar da cerimônia de assinatura na sexta-feira, podendo sofrer alterações. O Brasil indicou que pretende assinar o Acordo na cerimônia de abertura.

  • (*) Estados que indicaram que pretendem assinar o Acordo de Paris na cerimônia de abertura, em 22 de abril. Podem ocorrer mudanças: a lista definitiva dos Estados que assinaram o Acordo só ficará disponível após a cerimônia.
  • (**) Estados que indicaram que pretendem assinar o Acordo de Paris e depositar seus instrumentos de ratificação na cerimônia de abertura, em 22 de abril. Essa informação pode ser alvo de mudanças: a lista definitiva de Estados que ratificaram o acordo só ficará disponível após a cerimônia.
  • Nenhum asterisco indica que uma confirmação informal foi recebida.

Informações para a imprensa:

Departamento de Informação Pública das Nações Unidas
No Brasil – Gustavo Barreto: (21) 2253-2211 | (21) 98185-0582 | unic.brazil@unic.org | barretog@un.org
Em Nova York – Dan Shepard: +1-212-963-9495 | shepard@un.org

Nações Unidas

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts