Vivagreen

Notícias

Lixo reciclado vira passagem no BRT

27 de outubro, 2015

Começou no dia 19 de outubro de 2015 no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, um projeto que alia sustentabilidade à economia para o bolso dos passageiros.

Uma máquina, localizada ao lado da bilheteria, vai permitir que usuários coloquem embalagens recicláveis e recebam em troca um cartão RioCard com carga suficiente para uma passagem – R$ 3,40.  Para ganhar o bilhete, são necessários cinco vasilhames. O material depositado será recolhido e levado para a reciclagem pela ONG Doe seu Lixo.

Como ainda está em fase de testes, o projeto vai disponibilizar uma quantidade limitada de cartões.

A iniciativa foi uma das 13 ganhadoras do Rio +, uma ação idealizada pela empresa de financiamento coletivo Benfeitoria em parceria com a Prefeitura do Rio. O objetivo do Rio + era convocar cidadãos a dar ideias criativas e inovadoras para soluções de vários problemas da cidade.

O processo para conseguir o cartão é simples. Basta que o passageiro digite seu CPF e deposite na máquina PETs, latas de alumínio ou embalagens da Natura, que é a patrocinadora do projeto.

Após o uso, o cartão pode ser recarregado em outras viagens como Bilhete Único Carioca ou trocado numa bilheteria por R$ 1. O projeto pretende levar para a rotina do cidadão os hábitos da coleta seletiva, afirmou  o cofundador da Benfeitoria, Murilo Farah.

Cada pessoa só poderá resgatar dois cartões RioCard por dia.  A máquina vai funcionar de 7 às 19h, em dias úteis, até o dia 19.

BRT Rio

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts