Vivagreen

Notícias

Começa rodar em São Paulo o primeiro caminhão elétrico de coleta de lixo do mundo

28 de novembro, 2016

Em uma parceria da fabricante chinesa BYD e a Corpus Saneamento e Obras, foi criado o primeiro caminhão 100% elétrico destinado a coleta e compactação de lixo do mundo. O projeto já está em operação nas cidades do interior de São Paulo: Tietê, Indaiatuba, Paulínia, Salto e Valinhos.

O veículo pode compactar aproximadamente 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento, além de ter uma autonomia de 200 quilômetros ou oito horas de operação por recarga. Está previsto que no segundo semestre de 2017, o abastecimento dos veículos serão feito através de energia gerada em aterro, deixando assim o projeto totalmente sustentável.

O modelo escolhido pela Corpus foi o BYD eT8A, que ganhou um compactador hidráulico para armazenar os resíduos recolhidos. O caminhão coletor é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio, reciclável, com vida útil de até 40 anos e não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera, possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.

Segundo as empresas responsáveis pelo projeto, este é o primeiro veículo 100% elétrico produzido em massa utilizado para tal finalidade no mundo. De acordo com João Paschoalini, diretor operacional da Corpus: “Em longo prazo, nossa expectativa é contar somente com caminhões elétricos em nossa frota”.

Via Engenharia E – por Any Karolyne Galdino

Imagem – Divulgação

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts