Vivagreen

Notícias

Allbirds lança chinelos feitos de SweetFoam, o primeiro polímero EVA feito de cana-de-açúcar

14 de setembro, 2018

O mais novo produto da marca de calçados sustentáveis Allbirds, é um chinelo feito de uma espuma leve e macia feita de cana-de-açúcar chamado SweetFoam, cuja matéria prima é produzido pela petroquímica brasileira Braskem. As solas de calçados são prejudiciais ao meio ambiente, já que uma de suas matérias-primas, uma espuma conhecida como EVA, é derivada do petróleo, um material não renovável e poluente. A solução da empresa para esse problema foi substituir o petróleo por cana-de-açúcar, um material vegetal e renovável.

Isso marca uma conquista importante na indústria de calçados, já que o material é a primeira alternativa sustentável e biológica para a espuma de EVA. Ao colaborar com a  Braskem, a Allbirds produziu sua primeira linha de calçados utilizando o SweetFoam, uma linha de chinelos chamada Sugar Zeffers .

A um preço de US $ 35, a marca enfatiza como seu novo material sustentável não tem um impacto significativo nos preços, ou, em última análise, no design, que a empresa espera que ajude a convencer outras empresas do setor a fazerem o mesmo.

A motivação da Allbirds desenvolver essa tecnologia pode ser facilmente rastreada até os valores de sua empresa. Como uma empresa certificada pela B-Corp , a marca vem aprimorando continuamente as credenciais de sustentabilidade de sua linha de produtos, como a garantia de fornecimento ético e fontes de energia renováveis ​​para seus populares calçados feitos de lã e Tencel.

………………………………………………….

Como a cana se torna fisicamente o SweetFoam? A cana-de-açúcar é processada numa usina de açúcar, período em que a parte mais pura é removida e vendida como açúcar refinado de mesa, enquanto o resíduo, chamado melaço, é tratado. A partir daí, o melaço é colocado em grandes tanques de aço inoxidável juntamente com uma levedura, que metaboliza os açúcares dentro do melaço e o transforma em etanol. Então, através de uma série de outros processos químicos, o etanol é transformado em EVA, que a Allbirds mistura com um “produto especial” para tornar o SweetFoam mais confortável. A Allbirds também está disponibilizando sua tecnologia proprietária para qualquer empresa que deseje.

Via Stylo Urbano por Renato Cunha

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts