Vivagreen

Notícias

10 marcas eco-friendly nacionais e internacionais que lutam pela moda sustentável

23 de janeiro, 2018

Na sociedade em que vivemos, é preciso inovar cada vez mais e enxergar novos horizontes.

Reciclar e aproveitar tudo que nos é dado faz parte dessa realidade no mundo da moda.

Frutos e raízes são transformados em tintas e até o couro do pirarucu, que seria jogado fora depois do peixe ser servido como alimento, ganha o formato de bolsas.

Várias grifes têm desafiado e inovado no ramo, para conseguir um produto de qualidade que não danifica o meio ambiente.

Confira a seguir dez marcas eco-friendly que lutam pela moda sustentável:

1. Insecta Shoes
Direto do Rio Grande do Sul, os sapatos da Insecta Shoes são veganos e sustentáveis, confeccionados também a partir de roupas usadas, algodão reciclável e de garrafas de plásticas recicláveis. A marca foi gratificada com o prêmio Ecoera em 2015.

2. Gioconda Clothing
A grife de roupas íntimas aposta em fibras naturais, como algodão orgânico, e em todas as peças feitas artesanalmente em edição limitada. Até mesmo os saquinhos embrulhados são feitos a partir de retalhos de tecido.

3. Flavia Aranha
Da Vila Madalena, em São Paulo, a marca é famosa pelas suas técnicas sustentáveis em tingimento de tecido. A estilista usa corantes naturais de origem renovável, como cascas de árvore, frutos, folhas e raízes. Com estética minimalista, 50% de dos materiais utilizados nas coleções são orgânicos.

4. Reserva / Eva
Em parceria com a Rhodia, o grupo desenvolveu um tecido experimental que se decompõe em três anos; já o projeto Ecomoda leva aulas de costura e modelagem para o morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, com roupas que seriam incineradas. A marca também já venceu o Prêmio Ecoera, em 2015.

5. Osklen
A grife, criada em 1989 por Oskar Metsavaht, foi pioneira quando se trata de moda sustentável no Brasil, já na década de 90. Couro de pirarucu, seda orgânica tingida com corantes naturais, tecidos recicláveis, algodão orgânico, PET reciclado e eco-juta são alguns dos materiais usados.

6. Vert Shoes
A marca produz diversos modelos de tênis 100% veganos. Entre as matérias-primas usadas estão o algodão orgânico (cultivado pelas cerca de 700 famílias que vivem da agricultura orgânica no semiárido nordestino), couro curtido com tanino vegetal e borracha nativa da Floresta Amazônica.

7. Yes I am Jeans
Jeans eco-friendly, cuja fabricação acontece em fábricas de São Paulo e Minas Gerais com o mínimo de produtos químicos! Numa cartela neutra de cores, a empresa faz uso de lavanderias que não agridem o meio ambiente, com estação de tratamento de água seguindo as leis ambientais.

8. Coletivo de Dois
No estilo anos 1980, Hugor Mor e Daniel Barranco produzem peças únicas pensadas no cenário sustentável. Inclusive as sacolas da marca são eco-friendly, feitas de papel kratf reutilizado das modelagens da marca.

9. Reformation
Além de ter clientes fiéis como Bella Hadid, Emily Ratajkowski, Karlie Kloss e Taylor Swift, a californiana Reformation é famosa por ser uma das marcas mais eco-friendly do oeste dos Estados Unidos. Suas roupas são produzidas a partir de tecidos sustentáveis, reciclados e até mesmo roupas vintage. Suas fábricas utilizam apenas energia eólica e 75% do lixo gerado é reciclado.

10. Studio Drê Magalhães
Expert em bijoux e acessórios de perfume rústico e artsy, Andreza Magalhães utiliza materiais como corda com miolo 100% biodegradável, algodão, malha, borracha e resina. Tudo em edição limitadíssima e feito a mão.

Foto: Free.jpg.com.ar/Creative Commons

The Greenest Post

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts