Vivagreen

Notícias

10 cursos de graça para quem quer salvar o meio ambiente

13 de junho, 2015

Do efeito estufa à extinção de diversas espécies, o planeta está vivendo momentos difíceis. Mas é bom lembrar que nunca houve tanto interesse em sustentabilidade.

Na opinião de Daphne Koller, presidente da plataforma de ensino online Coursera, a atenção global sobre o meio ambiente cresceu significativamente nos últimos 20 anos.

“Como professora em Stanford, assisti a um crescimento considerável das ciências ambientais e desenvolvimento sustentável no meio acadêmico. Isso não aconteceu apenas em Stanford, mas em todas as grandes universidades”, diz ela.

Mas o assunto não se restringe aos muros da academia. Na verdade, grande parte do conhecimento sobre o assunto está à disposição na internet.

Selecionamos 10 cursos online oferecidos pelo Coursera para quem quer aprender mais sobre a natureza e explorar formas de protegê-la. Todos são gratuitos.

Segundo Daphne, as aulas que têm gerado mais interesse são “Nossa Terra: clima, história e processos”, da University of Manchester, e “Sustentabilidade: desenvolvimento da ética pessoal”, da University of Edinburgh, ambas com início previsto para junho de 2015.

Introdução ao desenvolvimento sustentável

O curso apresenta o aluno aos principais desafios e obstáculos no caminho para a sustentabilidade social e ambiental. As aulas são divididas em três partes: o significado de desenvolvimento sustentável, uma breve história do desenvolvimento econômico e o crescimento dentro dos limites do planeta.

Instituição: Columbia University
Professor: Jeffrey Sachs
Duração: 5 horas
Início: As aulas estão gravadas. O aluno pode começar o curso quando quiser.
Link para assistir no Coursera

O futuro da energia

O aluno é apresentado aos principais desafios ligados à geração de energia no século 21. De combustíveis a comida, o tema é analisado sob o ponto de vista de diversas disciplinas, como biologia, economia, ciências sociais e engenharia.

Instituição: University of California, San Diego
Professor: Stephen Mayfield
Duração: 45 horas
Início: As aulas estão gravadas. O aluno pode começar o curso quando quiser.
Link para assistir no Coursera

Célula solar orgânica: teoria e prática

Células solares orgânicas ou poliméricas são uma promissora fonte de energia renovável. O curso analisa o assunto sob o prisma teórico, além de descrever os três principais ramos de pesquisa no campo.

Instituição: DTU (Universidade Técnica da Dinamarca)
Professor: Eva Bundgaard, Frederik Krebs e outros
Duração: 10 horas
Início: As aulas estão gravadas. O aluno pode começar o curso quando quiser.
Link para assistir no Coursera

Nossa Terra: clima, história e processos

Os estudantes são convidados a entender o planeta como um sistema integrado composto por água, gelo, terra, ar e vida. O objetivo é mostrar como as mudanças climáticas, resultado de diversos processos geológicos, podem definir a história do planeta e levar à extinção de muitas espécies.

Instituição: University of Manchester
Professor: David M. Schultz, Rochelle Taylor e Jonathan Fairman
Duração: 5 semanas
Início: 8 de junho de 2015
Link para assistir no Coursera

Diminuição da temperatura – Por que devemos evitar o aumento de 4°C na temperatura do planeta

Se nenhuma medida for tomada para combater as mudanças climáticas, um aumento de 4 graus centígrados na temperatura global será inevitável até o fim do século 21. Neste curso, são apresentadas as últimas evidências científicas sobre o assunto, bem como algumas ações possíveis para reverter a situação.

Instituição: The World Bank Group
Professor: Pablo Benitez, Erick Fernandes e Ana María Majano
Duração: 5 semanas
Início: 8 de junho de 2015
Link para assistir no Coursera

A energia e a Terra

O ponto de partida do curso é a ideia de que todos os sistemas energéticos – sejam de origem fóssil ou renovável – dependem de recursos geológicos finitos. Com base nessa premissa, o professor mostra como consumidores e produtores de energia podem tomar decisões mais sábias no futuro.

Instituição: University of Wisconsin-Madison
Professor: Alan R. Carroll
Duração: 4 semanas
Início: 21 de junho de 2015
Link para assistir no Coursera

Sustentabilidade: desenvolvimento da ética pessoal

Sustentabilidade não é apenas um conceito ambiental, social ou econômico: a noção também inclui princípios morais ou éticos. Neste curso, o aluno será desafiado a refinar sua própria compreensão do assunto, à luz de novas definições e conceitos. O objetivo é desenvolver uma ética própria e uma resposta pessoal aos desafios ambientais e sociais da atualidade.

Instituição: University of Edinburgh
Professor: Beth Christie e Pete Higgins
Duração: 5 semanas
Início: 22 de junho de 2015
Link para assistir no Coursera

Prevenção mundial de perdas pós-colheita

Todo ano, cerca de um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçado. O objetivo das aulas é apresentar um panorama sobre a perda de grãos após colheitas em todo o mundo. O professor aborda as principais razões técnicas, físicas e sociais para o problema – e como lutar contra ele.

Instituição: University of Illinois at Urbana-Champaign
Professor: Prasanta Kalita
Duração: 4 semanas
Início: 20 de julho de 2015
Link para assistir no Coursera

Economia sustentável: aprendendo com a Escandinávia

O objetivo das aulas é mostrar como criar uma economia mais “verde” tanto do ponto de vista individual quanto coletivo. A referência é a Escandinávia, região cujo pioneirismo nas questões ambientais remonta à década de 1970. O aluno conhece as principais iniciativas dos países nórdicos e é convidado a pensar sobre como adaptá-las a outras regiões e contextos.

Instituição: Lund University
Professores: Kes McCormick, Luis Mundaca e outros
Duração: 5 semanas
Início: 14 de setembro de 2015
Link para assistir no Coursera

Recuperando o charme das cidades: projetando o habitat humano

A cidade é o artefato mais complexo já produzido pela humanidade. Mas como torná-la mais verde e habitável? O curso se desenrola a partir dessa pergunta, e usa a cidade de Sydney, na Austrália, para mostrar como a arquitetura, o direito e a engenharia podem ajudar a criar um espaço urbano mais sustentável.

Instituição: UNSW Australia (University of New South Wales)
Professor: Elizabeth Farrelly e Oya Demirbilek
Duração: 8 semanas
Início: outubro de 2015
Link para assistir no Coursera

Via EcoGuia – ecoguia.net

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts