Vivagreen

GreenArq

USP desenvolve novo concreto com material reciclável

29 de agosto, 2015

O novo concreto idealizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos (SP) substitui os materiais tradicionais por componentes reaproveitados. A areia de fundição (utilizada em moldes nos processos de fundição de peças metálicas) substitui 70% da areia normalmente utilizada, e a escória de aciaria (resíduo que sobra da produção do aço) substitui 100% a pedra.

“O produto utiliza resíduos sólidos industriais, fazendo uma reciclagem e dando nova utilização para eles, o que propicia a economia de recursos naturais”, diz o engenheiro de materiais Javier Mazariegos Pablos. “A questão da preservação do meio ambiente é muito importante e ela esteve presente na idealização desse novo produto.”

Inicialmente, o novo concreto pode ser utilizado para a fabricação de peças para pavimentação, como guias, mobiliário urbano e execução de contrapisos e calçadas.

 

http://www.revistamt.com.br/index.php?option=com_conteudo&task=viewMateria&id=1221

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts