Vivagreen

GreenArq

Cartilha ensina soluções sustentáveis para moradias populares

08 de setembro, 2015

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, lançou, nesta quarta-feira (02), às 10h, uma cartilha sobre melhorias sustentáveis direcionadas a casas populares. O pequeno livreto é fruto de uma parceria com a ONG Habitat para Humanidade, que testou 10 soluções em moradias da Bomba do Hemetério e bairros vizinhos. O ato acontece na sede da Associação dos Moradores do Alto José Bonifácio, na Rua Benevenuto Teles Neto, no Alto José Bonifácio.

Escolhida por meio de edital lançado pela prefeitura, o projeto piloto teve o objetivo de testar as medidas para potencializar o aproveitamento da água, ventilação, luz natural, além de amenizar a temperatura nas áreas internas e externas. As ações são voltadas para casas populares, cuja renda familiar pode chegar a R$ 1.600. Entre as soluções presentes no livreto, estão a captação de água da chuva, reuso de água, contenção e proteção de barreiras com vegetação, uso de lâmpadas fluorescentes, telhas translúcidas e arejadores.

“A cartilha nasce de um projeto bem sucedido e foi pensada para as comunidades mais simples. As medidas ainda buscam ser de fácil aplicação e capazes de se reverter em economia não só de recursos naturais, como financeiros para as famílias”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. Segundo ela, as soluções ainda estão sendo aproveitadas para o projeto de certificação verde do município.

Para desenvolver e testar as técnicas, o projeto recebeu recursos na ordem de R$ 60 mil, provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Ele foi um das seis iniciativas vencedoras do certame municipal para ações de origem da Sociedade Civil. Este ano, já foram anunciados os novos projetos a serem financiados. São eles: Educação Ambiental nas Ondas do Rádio; Educação Ambiental Gerando Cidadania; II Mostra Ambiental do Recife; Gênero, Meio Ambiente e Ancestralidade; e Águas das Chuvas: Educação e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Habitat – A ONG Habitat para a Humanidade atua, há 21 anos, com projetos para a promoção de moradias adequadas e o apoio ao desenvolvimento comunitário no Brasil. A instituição realiza ações de melhorias habitacionais nas cidades de São Paulo, Salvador e Recife.

Meio ambiente Recife

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts

Próximo Post

Biopiscinas