Vivagreen

Energia

Startup faz campanha para produzir carro elétrico no Brasil

13 de outubro, 2015

PodCycle: carro foi projetado para duas pessoas e exclusivo para sistemas de uso compartilhado (Foto: Divulgação)

Campanha no Catarse ficará no ar até 22 de novembro. A meta do projeto sustentável é colocar o Podcycle para cruzar as ruas brasileiras

 

 

A mobilidade urbana do futuro será elétrica, intermodal, sustentável, compartilhada e inteligente. Pensando nisso e nos desafios impostos pela (i)mobilidade urbana na rotina dos brasileiros, uma startup catarinense participante do programa de capacitaçãoStartup SC, do Sebrae Santa Catarina, e incubada no INAITEC, desenvolveu o PodCycle – veículo urbano inteligente projetado para duas pessoas e exclusivo para sistemas de uso compartilhado.

Para alavancar a primeira parte do projeto, foi lançada no dia 23 de setembro uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse, com meta inicial de R$ 68 mil. “O crowdfunding é uma ferramenta cada vez mais comum no Brasil, que ajudou a tornar realidade diversos projetos e que a cada dia nos aproxima mais da realidade norte americana, onde comumente são viabilizados projetos altamente tecnológicos, ousados e com grande potencial ou interesse da sociedade”, afirma Brener Martins, graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos responsáveis pelo início do projeto, em 2012.

O objetivo da campanha é levantar recursos para a finalização da construção do veículo, que já está em andamento na Pedra Branca, e a realização de um tour com a primeira unidade construída pelas principais cidades brasileiras. Desta forma, os apoiadores poderão conhecer e, inclusive, dirigir o veículo.

Para Rodrigo Magri, formado em Engenharia Mecânica pela UFSC e coautor do projeto, mais do que divulgar o PodCycle, a ação também servirá para pulverizar o conceito do uso compartilhado de automóveis. “O tour também funcionará como uma forma de divulgação do compartilhamento de veículos elétricos para o público geral, além de prospecção de oportunidades, contribuindo na busca por investidores, parceiros e conversando com representantes do poder público, demonstrando a todos a inteira viabilidade da adoção massiva de veículos elétricos no Brasil para auxiliar na resolução de problemas de mobilidade”, explica.

Para apoiar a ideia, basta entrar no site do projeto (https://www.catarse.me/pt/EvPodCycle?ref=pegn) e escolher um valor dentre as opções disponíveis. Cada cota, que varia de R$ 15 a R$ 900, tem uma recompensa – que vai desde a gravação a laser do nome do apoiador no chassi do automóvel a uma miniatura 3D do veículo, acompanhado de uma carta de agradecimento assinado a mão pelos membros da equipe responsável pelo projeto.  A campanha terá duração de 60 dias.

Sobre o PodCycle

O projeto foi concebido depois de anos de trabalho na e3, uma das equipes de competição do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Ganhou força após a participação de alguns de seus idealizadores no I Fórum de Mobilidade Elétrica Brasil-Ingolstadt realizada em Joinville, em 2013, e foi se consolidando nos últimos anos. O PodCycle foi vencedor do Desafio Sebrae de Plano de Negócios de 2012,  recebeu, em 2014, o Prêmio Sinapse da Inovação promovido pelo Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Sebrae/SC, com realização pela Fundação CERTI.

A startup também participou do programa de capacitação Startup SC, desenvolvido pelo Sebrae/SC, com o objetivo de fortalecer as startups catarinenses.

Atualmente, a equipe envolvida no projeto é diversa e internacional, formada por cerca de 20 integrantes – entre eles designers, artistas 3D, especialistas em impressão 3D, engenheiros, cientistas da computação, empreendedores visionários e jornalistas. Oriundos de equipes universitárias de competições como Baja, Formula e SEMA, os profissionais envolvidos foram convidados a palestrar no Open Hardware Summit 2013, realizado no Masachussets Institute of Technology (MIT), participaram do premiado documentário Road to Houston, e fizeram pesquisas em respeitados institutos e empresas do segmento.

Da Agência Sebrae de Notícias SC

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts