Vivagreen

Energia

Nova célula solar bate recorde de eficiência

12 de setembro, 2018

Uma célula solar nova e eficiente gera mais energia elétrica a partir da luz solar do que os painéis solares usuais, graças ao seu design de camada dupla.

Este progresso foi alcançado na Henry Samueli de Engenharia e Ciência Aplicada na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) nos Estados Unidos, e é o trabalho da equipe internacional de Yang Yang, Qifeng Han, Yao-Tsung Hsieh e Lei Meng .

O dispositivo é fabricado por pulverização depositando sobre uma célula solar e com uma camada fina de um composto à base de perovskita, um mineral encontrado na Rússia. O composto tem sido muito eficiente na captura de energia da luz solar. A célula solar que forma a camada inferior do dispositivo é feita de CIGS, que é um composto de cobre, índio e gálio.

O equipamento converte 22,4% da energia de entrada do Sol, um recorde na eficiência de conversão de energia para uma célula solar. O desempenho foi confirmado em testes independentes em um laboratório do Departamento de Energia do Governo dos Estados Unidos. O recorde anterior, estabelecido em 2015 por um grupo no Centro de Pesquisa Thomas J. Watson da IBM, foi de 10,9%. A taxa de eficiência do dispositivo UCLA é semelhante à das células solares de silício policristalino que atualmente dominam o mercado fotovoltaico.

Com este design de célula solar, a energia é obtida a partir de duas partes diferentes do espectro solar a partir da mesma área do dispositivo. Assim, a quantidade de energia gerada pela luz solar é aumentada em comparação com o que seria gerado se apenas a camada CIGS fosse usada.

A camada de base da célula de CIGS, tendo uma espessura de cerca de 2 microns (2 milésimos de milímetro), e absorve a luz solar em si gerando energia a uma taxa de 18,7 por cento de eficiência.

No futuro, dispositivos que usam esse design de duas camadas podem chegar perto de 30% de eficiência de conversão de energia. Esse será o próximo objetivo da equipe de Yang.

Via Engenaria É por Any Karolyne Galdino

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts