Vivagreen

Energia

GE celebra entrada em operação do milésimo aerogerador eólico no Brasil

25 de setembro, 2015

Em meio aos bons ventos proporcionados pela energia eólica no Brasil nos últimos anos, a multinacional americana de tecnologia General Electric (GE) comemorou recentemente a entrada em operação do milésimo aerogerador no país. A turbina está instalada em Caetés, Pernambuco.

“Este marco também traduz a competência e o desempenho desta indústria, que é extremamente tecnológica e que agrega tanto valor e inovação à indústria nacional”, destacou Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). “No cenário atual de crise econômica, é um dos poucos setores de atividade, ao lado do agronegócio, que está em franco desenvolvimento”, ressaltou a executiva.

O Brasil tem ampliado a participação desta fonte renovável na matriz energética. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente são 264 empreendimentos para a geração de energia eólica em operação. O país tem um potencial on shore (em terras) de 500 GW, e conta hoje com 7,1 GW instalados na matriz elétrica nacional. Em julho, a produção de energia eólica no Brasil alcançou o recorde de produção em um único dia, quando foram gerados 2.989 megawatts (MW) médios, segundo o Informativo Preliminar Diário emitido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desafios eólicos

Entre os desafios para um desenvolvimento ainda mais amplo desse segmento no Brasil destacam-se os gargalos de infraestrutura, tais como questões logísticas de transporte e de transmissão de energia, e as condições de financiamento.

Um dos anos mais marcantes para o setor no país foi 2014, quando foram adicionados aos sistema 2,5 GW de potência instalada – o Brasil atingiu o 10º lugar no ranking de capacidade instalada e o 4º no de potência acrescida. “Neste ano, o Brasil também foi considerado um dos países mais atrativos para investimentos em energia renovável, com destaque para o Relatório da Bloomberg New Energy Finance chamadoClimatescope 2014 que classificou o país como o 2º mais atrativo mundialmente e o 1º neste ranking para a América Latina e Caribe”, lembrou Gannoun.

Na lista de comemorações do setor estão também as contribuições para o aumento da presença de energia limpa na matriz (1,8% do total) e o impacto social da implantação de parques eólicos pelo país – que geralmente ocupam terras arrendadas por famílias de pequenos produtores rurais.

Oficina do Saber

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts