Vivagreen

Blog

MAIOR PURIFICADOR DE AR DO MUNDO PROMETE ELIMINAR ATÉ 70% DA POLUIÇÃO

16 de setembro, 2016

Mais de 80% das pessoas em áreas urbanas estão expostas a níveis de poluição no ar que excedem os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS. Uma das soluções para reduzir o problema e melhorar a vida desses indivíduos pode ser um purificador de ar do tamanho de uma torre.

A tecnologia, batizada de Smog Free Tower (ou Torre Live de Fumaça, em tradução livre), tem sete metros de altura e é capaz de capturar pequenas partículas de poluição e deixar o ar entre 60% e 70% mais limpo.

A criação é fruto de uma colaboração entre o estúdio do designer holandês Daan Roosegaarde, do pesquisador Bob Ursen, que trabalha na Universidade de Tecnologia de Delft, e da European Nano Solutions, uma empresa de tecnologia ambiental na Holanda.

maior purificador de ar do mundo
Foto: Divulgação

.
O sistema funciona por ionização, atraindo pequenas partículas de poluição, como a PM2.5 e a PM10, que são altamente danosas para a saúde. A torre consegue limpar 30 mil metrôs cúbicos de ar por hora.

E o que ele faz com todas essas partículas de poluição que a torre atrai? Joias. Boa parte da partículas de fumaça contêm carbono que, quando submetido a alta pressão, pode se transformar em uma bela gema, parecida com o diamante.

Testando o purificador de ar na China

A tecnologia não é nova. Mas ela nunca foi testada em larga escala. Ela funcionou em Rotterdam, cidade na qual o estúdio de Roosegaarde funciona. Agora, em setembro, terá seu grande teste em Beijing. Se obter bons resultados por lá, o governo chinês abrirá enquetes para analisar quais outras cidades receberão a tecnologia.

Em entrevista à CNN, Roosegaarde diz que há demanda no mundo todo. Os próximos lugares que ele considera operar são a Cidade do México, Paris e Índia. “Temos recebidos muitos pedidos de desenvolvedores privados que querem colocar [o purificador] em alguns bairros muito ricos, e eu acabo dizendo não na hora”, contou à revista Wired. “Acredito que deve ficar em espaços públicos”, completa.

Ele conta que sua ideia é fazer uma espécie de tour da torre pelo mundo para mostrar em diversas cidades a diferença que ela pode fazer. Mas admite que a sua invenção não é a real solução para o fim da poluição no ar — é a apenas um primeiro passo. À Wired ele diz:

Como poderemos criar uma cidade na qual em dez anos essas torres não sejam mais necessárias?
Essa é a ponte que nos leva às soluções.

Purificar o ar: uma necessidade urgente

Se 80% das pessoas vivem em lugares com ar mais poluído do que a OMS recomenda, a situação é um tanto pior em regiões mais pobres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 98% das cidades em desenvolvimento têm o ar mais poluído do que os limites permite, enquanto nas mais desenvolvidas o índice é de 56%.

Estudo publicado na revista Nature mostra que a poluição do ar mata prematuramente mais de 3 milhões de pessoas ao ano — número maior do que o da malária e da Aids combinados. A maioria dessas mortes são causadas por pequenas partículas de poluição (essas que o purificador de ar promete eliminar) que podem se alojar nos pulmões.
.

Via Free The Essence por Kaluan Bernardo

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts