Vivagreen

Blog

Projeto convida idosos e crianças a cultivar horta juntos para promover respeito intergeracional

19 de novembro, 2015

Na cidade de Familicão, em Portugal, um projeto social está arrancando aplausos de toda a comunidade: é o Envelhecimento + Activo, iniciativa que promove a interação entre idosos e crianças.

A ideia é mostrar a esses dois públicos, na prática, o quanto têm a aprender e ensinar uns para os outros, incentivando assim o respeito intergeracional.

E existe lugar melhor para promover esse encontro do que em um espaço com muito verde?

Criada pela Engenho, associação comunitária que visa o desenvolvimento local, a iniciativa propõe que idosos e crianças cuidem de uma horta juntos, com a ajuda de profissionais especializados no assunto.

Enquanto colocam a mão na terra – para cultivar alimentos que, mais tarde, serão usados por toda a comunidade – os 200 idosos e 50 crianças que participam do projeto podem se conhecer melhor – às vezes, até sem perceber.

A iniciativa só traz benefícios.

Além do contato social, os mais velhos deixam de lado o sedentarismo, enquanto os mais novos aprendem desde cedo sobre alimentação saudável.

Sem contar que fazer novos amigos é uma delícia – não importa a idade!

Pela ideia inovadora (e de grande impacto social na comunidade), o projeto Envelhecimento + Activo foi um dos grandes vencedores do Prêmio AGIR 2015.

Quer saber mais sobre a iniciativa, que ainda propõe uma série de outras atividades para o público da terceira idade? Assista ao vídeo, aqui!

The Greenest Post

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts