Vivagreen

Blog

O primeiro bike-sharing de bicicletas elétricas do Brasil

23 de junho, 2015

Desde final de fevereiro, está funcionando em São Luiz do Paraitinga-SP o primeiro sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas do Brasil.

O projeto Elektro Bikes conta com uma estação com 10 bicicletas, sendo 7 destas elétricas e faz parte de uma ação da Elektro Energia que patrocina o Projeto Cidade Inteligente que tem como um dos objetivos oferecer aos cidadãos e visitantes uma opção sustentável, eficiente e saudável de mobilidade por meio da bicicleta.

Representando uma evolução no conceito de mobilidade urbana por bicicletas, a bike elétrica expande o limiar de utilização de uma bicicleta comum, pois facilita que o ciclista se desloque por distâncias maiores, já que há menor esforço e mais rapidez e supere obstáculos geográficos presentes em grande parte dos centros urbanos.

Por todas essas vantagens, várias cidades do mundo já estão operando sistemas de compartilhamento de bicicletas elétricas e assistindo a partir disto, o crescimento do número de pessoas impactadas e que aderem à bicicleta como meio de transporte. Pedro Monteiro, sócio da Compartibike, empresa que opera o sistema Elektro Bikes, concorda com essa tendência: “Nós acreditamos muito no potencial das bicicletas elétricas dentro de sistemas de bicicletas compartilhadas e a inauguração deste projeto vai abrir o caminho para a utilização de bicicletas elétricas em outros sistemas e cidades brasileiras.

Novidade no Brasil, a bike elétrica do projeto pesa 25 kg e tem autonomia para rodar até 40 quilômetros até ter que ser recarregada (para carregar 100% da bateria é necessário 6 horas de carga). Possui um display em que é possível visualizar a carga da bateria, aumentar e diminuir a velocidade (pode chegar até 25 km/h) e ligar/desligar o sistema Pedal Assistido, ou seja, você só usa a opção motorizada da bicicleta, se quiser. Caso contrário, pode usá-la como uma bike convencional. Além disso, traz itens como buzina, espelho retrovisor, luz de LED frontal, bagageiro e adesivos refletores.

Display da bicicleta elétrica para controle de velocidade, carga da bateria e botão liga/desliga.

Apesar de ser um modal de transporte antigo, a bicicleta hoje é protagonista de discussões sobre diminuição do trânsito, melhoria da qualidade do ar e da saúde e bem-estar dos ciclistas e cidadãos de grandes centros urbanos e, a chegada da bike elétrica, só vem fortificar o processo de que o uso da bicicleta como meio de transporte deixe de ser, cada vez mais, uma tendência e se torne de vez uma realidade.

Está ou vai para São Luiz do Paraitinga e quer usar as bikes? Saiba mais detalhes abaixo. 

Endereço: Rua 31 de Março, nº 13, na Praça do Coretinho.

Funcionamento: Todos os dias das 7 às 17 horas.

O cadastro é feito pelo site http://elektrobike.compartibike.com.br. Custa apenas R$1,00 e permite a retirada de até 2 bicicletas e a utilização por até 2 horas gratuitamente, em cada utilização 

Via Bike Legal – bikeelegal.com

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts