Vivagreen

Blog

Holanda e seu impressionante estacionamento para bicicletas

25 de junho, 2015

Iniciativas de incentivo a bicicletas têm surgido em diversas cidades do Brasil com a construção de ciclovias e com um constante debate sobre a necessidade e infraestrutura de sua implantação. Mesmo sendo uma alternativa que países desenvolvidos têm utilizado para reduzir o caos do transito de suas metrópoles, essas soluções urbanas exigem certa estrutura para que os usuários de carros decidam migrar para bicicletas.

Um novo exemplo de incentivo vem de um país já conhecido pela cultura da bicicleta: a Holanda. O país inaugurou recentemente um estacionamento para bicicletas em uma estação em Delft que impressiona pela organização e pelo uso inteligente do espaço físico, armazenando cerca de 5 milbicicletas.

O estacionamento construído na Estação Ferroviária Central de Delft está ligado ao sistema cicloviário e de transporte urbano da cidade e utiliza em seu subsolo um espaço e sistema inteligente de armazenamento. Com o uso de rack automático, que identifica quando você guarda sua bicicleta e a retira, o sistema permite ao ciclista saber quantos espaços livres existem em cada fileira.

estacionamento_bicicleta_holanda_2

Cada rack possui dois andares com assistência hidráulica para facilitar o armazenamento no nível superior, contando também com uma loja que vende itens como tubos e luzes e um mecânico que pode ajudar com problemas mais graves.

O projeto da estação de trem foi idealizado pelos arquitetos do escritório Mecanoo, que criaram uma estratificação bem pensada dos sistemas de trem, bicicleta e caminhada, conectando-os de vários modos.

Confira com mais detalhes no vídeo abaixo:

Crédito/fonte da foto: Bicycle Dutch e Gizmodo

Fonte do post: Bicycle Dutch e Gizmodo

.

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts

Próximo Post

Marmita biodegradável