Vivagreen

Blog

Ecosurf

13 de agosto, 2015

A organização

A Ecosurf é uma organização social brasileira independente, sem fins lucrativos, fundada e idealizada por surfistas e declarada de utilidade pública municipal. É uma instituição comprometida com a justiça socioambiental e a cultura de paz.

Com 14 anos de existência, a Ecosurf busca empoderar os Surfistas para a atuação em causas públicas, proteção das praias, mares, ondas e oceanos, atuando na zona costeira brasileira, especialmente na região sudeste.

As ações da organização são orientadas pela Carta das Responsabilidades dos Surfistas – Surf 21 e se voltam para o fortalecimento da mobilização social, sob a perspectiva das Bacias Hidrográficas como base estratégica dos processos políticos de gestão espacial do território.

 “Sendo Povos do mar os surfistas devem compactuar na busca incessante pela preservação das praias, rios e oceanos ao redor do nosso Planeta”.

Esta citação foi o componente conceitual que inspirou os fundadores da Ecosurf para iniciarem o projeto: Ecosurf no ano de 1999 e que originou a criação e registro civil da instituição no verão do ano 2000.

Tudo começou com a tentativa de diminuir as agressões que as praias do litoral paulista vinham sofrendo. Nesse contexto, alguns surfistas da cidade de Itanhaém/SP, através de mutirões para a despoluição dos ecossistemas costeiros e sensibilização ambiental, começaram a combater a degradação nesses ambientes.

Ainda hoje, a citação é parte fundamental do ideal que a Ecosurf promove e fomenta entre toda a comunidade do surf ao longo do litoral brasileiro.

Via Ecosurf – ecosurf.org.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts

Próximo Post

Um ano sem lixo