Vivagreen

Blog

Conheça exemplos de ações sustentáveis nas escolas

23 de setembro, 2015

Do reaproveitamento de folhas de cadernos velhos, passando pela criação de hortas dentro das escolas, atitudes revelas às crianças um futuro ecologicamente correto.

Educação é a chave de sucesso para qualquer país, inclusive em aspectos ambientais. No post de hoje vamos apresentar exemplos de sustentabilidade nas escolas e como atitudes ecologicamente corretas podem fazer total diferença no comportamento das crianças e, consequentemente, para o futuro de toda a sociedade.

Reaproveitamento de folhas para confecção de novos cadernos

Na escola E.M. Professora Ana Guedes Vieira, na cidade de Nova Contagem, Minas Gerais, alunos e professores decidiram reaproveitar folhas de cadernos velhos para a confecção de novos cadernos, principalmente para crianças de famílias mais humildes. O processo é bem simples: as folhas velhas são reunidas e passam por uma máquina de pequeno porte que irá realizar furos na lateral e por onde passará uma nova espiral adquirida à parte. Com isso, mais crianças têm cadernos de qualidade e menos lixo é produzido na escola.

Este bom exemplo que partiu da coordenação da escola acabou ganhando a simpatia de alunos e de seus pais. Com isso, hoje a escola E.M. Professora Ana Guedes Vieira desempenha um importante serviço de sustentabilidade que até já ultrapassou os muros da instituição do ensino, pois este conhecimento será levado pelos jovens e suas famílias para toda a vida.

Recursos naturais: respeito que se aprende na escola

Localizada a pouco mais de 100km de Goiânia, a cidade de Pirenópolis entrou no mapa da sustentabilidade graças a alunos e professores da E.E. Comendador Joaquim Alves . Eles realizam ações ecológicas em parceria com Instituto IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado). Além de aulas educativas e projetos para futura instalação de coletores de chuva, algumas medidas se tornaram realidades na escola, como a ampliação de áreas verdes e também na criação de uma nova praça com bancos de terra prensada.

Além disso, foram criadas composteiras de resíduos orgânicos e hortas onde é realizado o cultivo de verduras e frutas para consumo dos próprios alunos, professores e funcionários. Outras atitudes, como manter a luz desligada em salas vazias, também passaram a fazer parte da rotina. “Todos ficam atentos à questão do desperdício, mantendo luzes desligadas sempre que há a iluminação natural disponível”, disse a diretora Iolanda José Naves, em entrevista à revista Nova Escola.

Pensamento Verde

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts