Vivagreen

Blog

Chama-se Bio-Bus, mas a imprensa britânica chama-lhe “ônibus do cocô”

09 de junho, 2015

É o primeiro autocarro no Reino Unido cujo combustível é apenas o gás biometano produzido numa estação de tratamento de esgotos.

bio-bus4

O Bio-Bus, o primeiro ônibus do Reino Unido cujo único combustível provém dos dejetos humanos e alimentares, fez esta quinta-feira a sua viagem inaugural.
Os primeiros passageiros do Bio-Bus viajaram do aeroporto de Bristol até à cidade histórica de Bath. O veículo tem 40 lugares e o seu combustível é o biometano, o gás que se gera durante o tratamento de esgotos e de desperdícios alimentares.
Um tanque cheio do gás é suficiente para o Bio-Bus percorrer 300 quilómetros. Este BioBus vai funcionar como shuttle entre o aeroporto e o centro da cidade de Bath, pela empresa turística Bath Bus Company.
O gás utilizado para mover o Bio-Bus é produzido na estação de tratamento de águas residuais de Avonmouth, perto de Bristol, que é gerida pela GENeco. O diretor-geral da GENeco, Mohammed Saddiq, disse à BBC que “os veículos a gás vão ter um papel importante na melhoria da qualidade do ar das cidades britânicas, mas o Bio-Bus vai ainda mais longe.” Saddiq destaca que o gás usado para mover o Bio-Bus vem do tratamento dos resíduos das pessoas que vivem na zona onde ele opera, “incluindo, possivelmente, aquelas que o utilizam”.
Devido à origem do gás metano que é o combustível do BioBus, vários meios de comunicação britânicos, como a BBC, o Guardian ou o Telegraph, denominam-no “poo bus”, ou “ônibus do cocô”.
O gás é produzido na estação de tratamento usando a digestão anaeróbia, ou seja, um processo através do qual os microrganismos decompõem a matéria orgânica na ausência de oxigênio. Através desse método, a GENeco produz 17 milhões de toneladas anuais de biometano em Avonmouth.
O motor do veículo é semelhante aos motores diesel convencionais dos veículos pesados, mas emite cerca de 30% de dióxido de carbono a menos que os ônibus a diesel.

Fonte: DNCiências

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts