Vivagreen

Blog

Campanha pede fim de pesticidas que dizimam abelhas

12 de julho, 2015

Governo Obama estabelece força tarefa

Em 2013, a União Europeia decretou uma proibição temporária dos pesticidasneotocinóides, por serem “risco agudo” para a vida das abelhas. Uma organização ambiental pede a proibição total. O fato de os pesticidas causarem danos está claramente determinado por 29 academias de ciências da Europa.

Os neocotinóides são inseticidas neuroativos com estrutura semelhante à da nicotina. E podem ser também a causa da perda de populações de pássaros.

Abelhas polinizam um terço das safras do mundo e sua perda leva a problemas ecológicos e à crise alimentar. O controle do uso dos pesticidas será discutido pelos governos europeus no final deste ano.

Mas a organização Friends of the Earth fez uma petição a Liz Truss, secretária britânica do ambiente, e promete ampliar sua campanha, já ativa nos Estados Unidos. Há algum progresso. Grandes varejistas dos EUA já se comprometeram a não vender mais o produto.

Enquanto isso, a Casa Branca anunciou na semana passada uma estratégia para tratar do problema, inclusive um exame mais amplo dos efeitos da substância química e o plantio sem eles em terras federais.

Abelhas morrem rotineiramente durante os meses de inverno, mas a taxa tem crescido, e os criadores começam a perder grandes quantidades também no verão. O governo americano pretende reduzir a perda das colônias nos meses frios para 15% nos próximos 10 anos, em comparação aos 23% do inverno passado, informa o Wall Street Journal.

Foto: Wikimedia Commons

Via Planeta Sustentável – planetasustentavel.abril.com.br

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen @Vivagreen1
Como funciona o processo de logística reversa de eletrônicos? #logistica #reciclar / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
Oficina de Fitoterapia e Saúde Natural no Sítio Pau d'Água https://t.co/q3855o5IEI #saudenatural #organico / via @Vivagreen1
h J R
Vivagreen @Vivagreen1
BRASIL É O 4º NO MUNDO EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS https://t.co/d8VDQ9vaWa via @Vivagreen1
h J R

Principais posts