Vivagreen

Blog

Buenos Aires se transforma em referencia mundial de mobilidade sustentável

15 de novembro, 2015

Enquanto as maiores cidades brasileiras sofrem com problemas diários no trânsito, um modelo bem sucedido pode ser encontrado em um país vizinho.

Em 2014, a capital da Argentina, Buenos Aires, recebeu o prêmio internacional, Sustainable Transport Award, em função de seu Plano de Mobilidade Sustentável, que se baseia nos programas Metrobús, EcoBici e o Plano Prioridade para Pedestre.

Programa argentino pode servir de referencia para o Brasil

O Plano de Mobilidade Sustentável da cidade começou a ser elaborado em 2007, com o intuito de dar preferência para o transporte público, favorecer a mobilidade sustentável, com eficiência nas rodoviárias e uso de tecnologias que possibilitem a troca de informações em tempo real e, consequentemente, promover uma mudança de consciência em toda a sua população.

Linha de ciclovias é a base da mobilidade eco-sustentável da cidade

O incentivo ao uso da bicicleta foi um dos pilares dessa mudança, que contou com a integração dessa opção e de outras possibilidades de transporte de maneira segura para seus usuários. Por isso, ciclovias fechadas, com barreiras, começaram a ser erguidas em 2009 pelo Governo Municipal e, atualmente, Buenos Aires possui mais de 130 quilômetros de ciclovias.

Essa linha de ciclofaixas foi projetada com a intenção de ligar diversos locais estratégicos, como universidades, hospitais, parques e escolas para simplificar a conexão com outras formas de transportes. Vale ressaltar que as ciclovias são feitas em ruas secundárias, evitando que os ciclistas corram riscos em função da alta velocidade dos automóveis e da disputa por espaço com caminhões e ônibus.

Outra ideia implantada em Buenos Aires e adotada em outras cidades pelo mundo é o programa de aluguel gratuito de bicicleta. Em Buenos Aires, o EcoBici tem como prioridade incentivar a utilização da bicicleta como alternativa de mobilidade eco-sustentável, rápida e saudável.

Além disso, o EcoBici conta com praticas para oferecer diversos pontos de estacionamento para as bicicletas e ações educativos para incentivar da adoção da bicicleta como meio de transporte pela população e os turistas.

Nineway

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts