Vivagreen

Blog

Bruxelas tem uma geladeira pública para pessoas deixarem alimentos a quem precisa

17 de julho, 2015

A ideia nasceu no último Natal, época com abundância de comida e que as pessoas estão mais propícias a ajudar o próximo.

Pensando nisso, a instituição de caridade Corvia instalou uma geladeira no meio da calçada em um dos bairros mais populares de Bruxelas.

Alimentada por energia solar, a geladeira que foi doada por um comércio local funciona de forma simples: qualquer um pode deixar alimentos ou se servir, basta ir até lá e abrir a porta.

É fato que muitos alimentos são desperdiçados diariamente e com essa ideia, em vez de deixar algo estragar, você doa para a geladeira comunitária e assim alimenta alguém com necessidade.

Ou seja, a ação alia o combate ao desperdício à caridade.

“Um dia, depois do Natal, tinha um frango maravilhoso, com arroz e tudo. Nunca comi tão bem”, lembra com um sorriso Ludovic Galler, 23 anos, morador de rua, que vai ao local ao menos uma vez por semana.

Os principais colaboradores são padarias e restaurantes da região, que preferem doar a mercadoria não vendida no dia a jogar no lixo.

Eles esperam que não só mais mercadinhos locais se envolvam, mas também a vizinhança, compartilhando os restos de refeições por exemplo.

Além disso, a geladeira é uma alternativa às refeições oferecidas por outros projetos do governo, que tem custo ainda assim, mesmo que baixo, cerca de 3 euros ou 10 reais. Essas refeições também costumam ter horário certo, em quanto que na geladeira é possível se alimentar sem custo em qualquer horário. Assista:

150505131752_fridge_bat

Via Razões para Acreditar – razoesparaacreditar.com

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts