Vivagreen

Orgânicos

DINAMARCA TERÁ PARQUE URBANO PARA DESENVOLVER AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

14 de outubro, 2016

A área rural da cidade de Aarhus, na Dinamarca, poderá ser o Vale do Silício da agricultura sustentável até 2030. Na região fica o hub de inovação agrícola Agro Food Park (AFP). Ele irá reunir especialistas em ciência alimentar e 75 companhias do ramo para desenvolver formas de cultivar alimentos mais saudáveis com menor impacto ambiental.

Dentro do complexo, será desenvolvido um ambiente urbano que também irá funcionar de forma sustentável.  O Agro Food Park foi fundado em 2009 pelo Danish Agriculture & Food Council (Conselho Dinamarquês de Agricultura e Comida) para ser o principal centro de inovação alimentar da Dinamarca, além de um dos melhores do mundo. No local, “produtos do futuro” são criados por empresas e instituições de ensino e pesquisa de forma cooperativa. O parque emprega aproximadamente 1.000 funcionários.

 Foto: Reprodução/SiteFoto: Reprodução/Site

Em agosto deste ano, o complexo lançou um plano de desenvolvimento para empregar 3.000 pessoas que irão trabalhar exclusivamente na agricultura sustentável. Além de servir como referência para o desenvolvimento futuro da indústria global de alimentos, o projeto irá combinar densidade urbana com campos de testes agrícolas, incluindo negócios, vida acadêmica e estabelecimentos comerciais.

Como irá funcionar o complexo

O plano tem o objetivo de aprimorar cinco campos da agricultura sustentável: materiais, energia limpa, aumento da biodiversidade, ar puro e água limpa. Para comportar a nova estrutura, a área será aumentada para 280.000 m². Hoje, o parque mede 44.000 m²;

“Nós estamos no século ecológico. Após décadas de destruição do clima, água e terras, chegou a hora de restaurar e reabastecer os recursos biológicos do nosso planeta para todas as espécies”, disse William McDonough, um dos empresários por trás do novo projeto. O FDA deverá funcionar como um exemplo de cidade que não emite carbono e só trabalha com água, ar, solo e energia limpas.

Ela deverá servir como uma fonte contínua de inovação econômica e ecológica regenerativa, redefinindo a forma como podemos construir um futuro positivo e abundante.
.

Ao combinar desenvolvimento urbano e agrícola dentro de um conceito sustentável, o AFP pretende criar valor econômico dentro dessa infra-estrutura. A cidade será basicamente composta por três áreas principais: “Lawn”, o espaço verde comum central; “Strip”, a rua principal, e as “Plazas”, bairros que unem conjuntos de edifícios para moradores.

A agricultura sustentável como modelo

Em comunicado divulgado pelo Agro Food Park, o complexo chama atenção para a importância da troca de conhecimento entre pesquisadores para desenvolver um futuro sustentável na área agrícola. “A indústria alimentícia deve desenvolver novos conhecimentos, novos produtos e entrar em parcerias inovadoras com a cabeça aberta”, disse Karen Hækkerup, diretora do Danish Agriculture & Food Council.

Companhias interessadas devem entrar em contato com o Agro Food Park para compartilhar planos de desenvolvimento. “Agro Food Park é, de muitas formas, um modelo que irá indicar como serão os parques industriais do futuro”, afirmou Kristian Wurz, conselheiro da Departamento de Tecnologia e Ambiente da cidade de Aarhus. “Parques industriais podem facilmente se tornar desertos gigantes e poucos inspiradores que geram muito tráfico e pessoas isoladas. O Agro Food Park traz uma abordagem totalmente diferente”, concluiu.

Via Free The Essence por Camila Luz

2 respostas para “DINAMARCA TERÁ PARQUE URBANO PARA DESENVOLVER AGRICULTURA SUSTENTÁVEL”

  1. Moyses Galvão Veiga disse:

    Esse AGRO eu apoio, pq o AGRO do Brasil, só pensa em números $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

  2. […] Fonte: Catraca Livre – Com informações do site Vivagreen […]

Tweets

Vivagreen

Principais posts