23 de janeiro, 2018
Resíduos no mar podem causar sérios problemas ambientais, especialmente o plástico que leva até 200 anos pra se decompor.
Mas muitas pessoas criativas estão trabalhando em maneiras para limpar estes plásticos do oceanos criando soluções sustentáveis.
Encontrar maneiras de redirecionar os detritos de plástico recolhidos do oceano é a missão da ByFusion: startup sediada nos EUA.
A tecnologia é baseada em uma ideia genial do inventor neozelandês Peter Lewis.
Seu processo envolve uma plataforma modular que comprime restos de plástico em blocos de várias formas e densidades, com base nas configurações personalizadas, o resultado é chamado REPLAST.
Até agora, os blocos de plástico reciclado foram concebidos para serem utilizados em paredes e barreiras de estrada, mas a empresa está aberta a personalização do material de construção para uso em outros tipos de projetos.
Não necessitando de cola ou adesivos, blocos REPLAST poderia representar a próxima onda de construção sustentável, uma vez que são totalmente reciclado a partir de resíduos de plástico recolhidos (sem discriminação para o tipo de plástico) e tem 95% menos emissões de gases de efeito estufa do que blocos de concreto tradicional.
Devido à natureza dos detritos de plástico, os blocos são muito mais coloridos, também.