KOANN VIKOREN SKRZYNIARZ, FUNDADORA E CEO DA SUSTAINABLE BRANDS (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Nesta entrevista, a criadora do evento Sustainable Brands revela como as empresas podem encontrar sucesso ao abraçar questões ambientais e sociais
Qual a maior inovação para o mundo dos negócios no século 21? Para KoAnn Vikoren Skrzyniarz, fundadora e CEO da Sustainable Brands, a grande virada das empresas é aprenderem a incluir questões ambientais e sucessos dentro de sua margem de sucesso.
Foi pensando nisso que ela criou, em 2006, um evento que roda diversas cidades do mundo com painéis e plenárias que discutem a sustentabilidade dentro de corporações (de startups a gigantes do mercado). A edição brasileira acontece no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de agosto.
KoAnn é também fundadora da Organizations That Work, consultoria especializada em gestão. Nessa entrevista ao Caminhos para o Futuro, KoAnn fala sobre a tendência que inclui a sustentabilidade dentro da gama de responsabilidades de uma marca.
1. Como o Sustainable Brands incentiva as empresas a abraçar a sustentabilidade?
Nosso objetivo tem sido o de levar para casa a oportunidade de negócio inerente ao abraçar a sustentabilidade, ao invés de empurrar a sustentabilidade como uma responsabilidade. Acreditamos que responder às questões ambientais e sociais que enfrentamos localmente e globalmente representa a maior oportunidade da inovação no século 21.
Ao concentrar-se sobre como abraçar a sustentabilidade pode reduzir riscos e custos, e agregar valor aos negócios através de crescimento de receita e aumento de valor da marca e fidelização de clientes, criamos uma crescente comunidade de pessoas que estão interessadas em aprender.
2. Quais são as principais dificuldades para que uma marca seja inovadora e, ao mesmo tempo, sustentável?
Em primeiro lugar, as “regras do jogo” reais não suportam ação sustentável. Medimos o sucesso das nossas economias baseadas no PIB, na saúde dos nossos negócios baseados no crescimento da receita do trimestre sobre trimestre e na margem de lucro.
Na verdade, nossas medidas formais de sucesso empresarial e desempenho econômico não levam em conta o valor do capital natural ou o custo material e imaterial das coisas como a guerra. E isso tem sido demonstrado em muitos estudos que, acima de um certo limiar de segurança financeira, ter mais dinheiro e mais “coisas” não compra a felicidade. A marca “Sou”, da Natura, e sua campanha de marketing mostram isso belamente.
Em segundo lugar, nos falta criatividade e visão. Estamos começando a ver alguns novos modelos que nos oferecem uma espiada em um futuro sustentável. O conceito de Cradle to Cradle, originalmente definido pelo alemão Michael Braungart e pelo americano Bill McDonough, ou da Economia Circular, sendo popularizado pela Fundação Ellen McArthur são dois exemplos. A economia colaborativa é outro modelo que está crescendo com velocidade relâmpago.
Mas novos modelos podem ser difíceis de serem enxergados e entendidos pelas pessoas. E para as empresas que têm um modelo com enormes fluxos de receita é um desafio migrar sem deixar a base de negócio.
3. Quais empresas podem ser consideradas referências em sustentabilidade?
A Natura, do Brasil, é uma referência global da qual estamos felizes em compartilhar ao redor do mundo. Outras, como o Pão de Açúcar também. Nos Estados Unidos, empresas como a Patagônia e Nike estão na vanguarda da inovação. Unilever, com sede na Europa, é talvez a marca líder mundial contra a qual todas as empresas multinacionais de bens de consumo estão se comparando.
4. O que os consumidores podem esperar de líderes de negócios ao longo dos próximos anos em termos de sustentabilidade?
Os consumidores podem esperar que as empresas os escutem mais! E eles precisam assumir a responsabilidade e tirar vantagem disso! No fim, uma empresa existe para satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Mais e mais empresas ao redor do mundo estão se tornando conscientes da sua pegada negativa, e tentando encontrar novas maneiras de trazer marcas melhores para o mercado. E os consumidores se preocupam com as empresas que fazem isso. Os consumidores precisam de ajuda para entender como eles devem se comportar para “desempenhar o seu papel” na mudança do sistema, e as empresas precisam ser parte da solução educacional.
A Sustainable Brands é uma rede global de conferências e tem como objetivo mobilizar empresas por meio de casos concretos de inovação. As conferências acontecem em vários lugares como Londres, Barcelona, Kuala Lumpur, e reúnem especialistas, palestrantes e líderes de empresariais.
No Brasil, a Sustainable Brands Rio 2015 acontecerá de 25 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro. O tema global é o conceito “How Now”: como a inovação em sustentabilidade está transformando os negócios agora. Aqui, o evento é organizado pela Report Sustentabilidade, em parceria com a Sustainable Life Media e uma rede de apoiadores e patrocinadores no Brasil e no exterior.
Via Época Negócios – http://epocanegocios.globo.com/