19 de junho, 2015
Se você está cansado de reclamar do modelo econômico atual, bem-vindo ao clube. Mas, mesmo assim, muita gente transcende a pura reclamação e acaba indo além e fazendo algo para mudar de verdade suas vidas. É o caso desta família, que fundou a própria vila com princípios ecológicos, chamada de Vila Barroló.
Tudo começou com Antonio Cleofas e Anita Bezerra e teve continuidade com seus 15 filhos. Por sinal, Anita é entusiasta do parto natural e, apesar de ter tido seu primeiro filho em um parto natural no hospital, teve os outros 14 sem nenhuma ajuda e sem sequer recorrer ao pré-natal. Hoje, todos vivem na mesma comunidade, junto com mais 7 netos do casal.
Antonio e Anita buscavam viver de artesanato e de forma mais sustentável, longe do esquema de trabalho tradicional. Foi assim que os dois foram parar no interior de Minas Gerais e criaram sua própria casa com materiais encontrados na região, plantando também uma horta e árvores frutíferas. No entanto, os filhos que já são casados têm suas próprias casas e apenas os solteiros moram com Antonio e Anita. É nessa casa que todos se reúnem para debater os acontecimentos na vila e planejar as ações seguintes.
Independente da divisão por casas, na comunidade as tarefas estão bem divididas e todos se ajudam, tanto na hora de cozinhar, como na de cuidar das crianças ou trabalhar na horta e no artesanato. As compras são feitas uma vez por semana, em Uberaba, e a ideia é buscar uma alimentação o mais natural possível.
Hoje, a família, que é também uma comunidade, além dos projetos de artesanato (dá uma olhada em um dos sites), já fabrica suas próprias roupas e até mesmo sabão caseiro, mas a ideia é atingir a autossustentabilidade em um futuro próximo – e ninguém duvida de que eles conseguirão isso em breve.
Abaixo um vídeo de um projeto feito por lá:
Via Hypeness – hypeness.com.br