Já imaginou que bacana seria se recebêssemos para andar de bicicleta? Este é um projeto que está sendo estudado em Milão e Turim, na Itália, seguindo um modelo que já existe na França.
A ideia parte de um “incentivo verde”, baseado no modelo francês, através do qual o cidadão que escolhe fazer sua rota de trabalho pedalando ida e volta, é premiado com o reembolso de 25 centavos de euro a cada quilômetro.
O objetivo é incentivar o uso da bicicleta colaborando com o meio ambiente e, a longo prazo, promover esta iniciativa em todo território italiano para ampliar a mobilidade sustentável.
O funcionamento é bastante simples: através de um aplicativo no celular, o sistema calcula e valida o trajeto percorrido pelo cidadão, de sua casa ao trabalho, e o retorno. Assim que for verificada a quilometragem, o reembolso será feito através de saque ou crédito.
Na França este pagamento é de 25 centavos por quilômetro percorrido – na Itália ainda não foi definido.
Vejamos um exemplo: uma pessoa que pedalar 5Km para ir e 5Km para voltar do trabalho, ao longo de um ano (254 dias úteis em 2016), ganhando 25 centavos por Km, receberia 635 euros!
O que acharam desta iniciativa? Além de ser um benefício para o cidadão e para o meio ambiente, ainda terá um reconhecimento econômico, ajudando a incentivar ainda mais a mobilidade sustentável! Seria incrível se isso acontecesse em outros países também, então que tal sugerir isso mandando um e-mail ao seu vereador ou deputado?