Mudanças profundas não acontecem do nada, é sabido. É preciso planejar, correr riscos, estar aberto a novos desafios, conquistas e, consequentemente, novos fracassos.
Este é um pouco o roteiro vivido pelo casal Ricardo Infante, 31, e Fabiana Avellar, 29, que queriam sair de São Paulo para viver melhor. No interior, fundaram a Openship, uma startup ecológica, de inovação aberta que, entre outros projetos, desenvolve sistemas para ajudar pessoas e instituições a reduzirem consumo de energia.
A empresa, com sede em São Carlos, no interior paulista, trabalha no desenvolvimento de softwares e hardwares cocriados não apenas com os usuários (o que é mais óbvio para startups) mas também com empresas, universidades e instituições.
Um exemplo do que a Openship cria é o Cultive: um sistema de gerenciamento e controle de hortas caseiras e de pequeno porte. Através de sensores, capta as informações sobre a área de cultivo – baixa umidade, pH, excesso ou falta de nutrientes, entre outras – e envia os dados para um software com controle de gerenciamento, para que o horticultor consiga gerenciar melhor suas plantações.
Leia mais sobre a Openship no Projeto Draft, o site que fala sobre os empreendedores criativos do Brasil que estão gerando negócios inovadores e inspiradores.
Próximo Post