Vivagreen

Notícias

Google vai medir como você e as cidades respiram

11 de novembro, 2015

Além de explorar os mais diversos lugares do mundo através de imagens panorâmicas, ajudando-nos a localizar endereços com facilidade, o Google Street View agora vai medir a qualidade do ar que respiramos.
Recentemente, o Google fechou uma parceria com a Aclima, uma empresa americana que desenvolve tecnologias ambientais, para equipar seus carros com sensores capazes de monitorar a concentração de poluição na atmosfera.

A investida abre caminho para a geração de mapas de alta resolução sobre a qualidade do ar nas cidades e promete aumentar o entendimento sobre o fluxo dos principais poluentes a nível local.

Os primeiros testes pilotos já começaram e contam com apoio da NASA e da Agência Espacial Americana (EPA, em inglês).

Durante todo o mês de junho, três carros do Street View percorreram a cidade de Denver, no Colorado, medindo as concentrações de monóxido de carbono, dióxido de azoto, ozônio, dióxido de carbono, metano e compostos orgânicos voláteis (COVs) — poluentes atmosféricos que podem afetar a saúde humana ou induzir alterações climáticas.

Nas próximas semanas, a Aclima e o Google vão expandir o mapeamento do ar para a cidade de São Francisco e trabalhar com comunidades locais e cientistas para explorar aplicações para esta nova ferramenta ambiental.

Planeta Sustentável

Os comentários estão desativados.

Tweets

Vivagreen

Principais posts