Notícias

Aeroporto do Galeão vai investir 12 milhões de reais em sustentabilidade

Por novembro 8, 2015 Sem comentários
galeao-2015-10

Objetivo é produzir energia limpa e reduzir o consumo energético em 10% até 2016

A concessionária RIOgaleão, que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, vai participar, pela primeira vez, nessa quarta-feira (28), da conferência Airports Going Green, que acontece em Chicago, nos Estados Unidos.

A oitava edição do fórum, promovido pelo Departamento de Aviação de Chicago e pela Associação Americana dos Aeroportos Executivos, reúne os principais líderes, especialistas e influenciadores da aviação para estudo de casos e apresentação de novidades no segmento da sustentabilidade.

Lá, o Galeão vai anunciar investimento de 12 milhões de reais no Programa Integrado de Eficiência e Sustentabilidade (PIES), que inclui o plano Waste and Energy Zero. Até 2016, o objetivo é reduzir o consumo energético do aeroporto em 10%, e em 20% até 2025.

Para alcançar a meta, será produzida energia limpa por meio do tratamento de resíduos (biocarvão) e através da energia solar captada por placas solares a serem instaladas em uma área equivalente a 2 000 metros quadrados. A ideia é utilizar a energia gerada para abastecer os veículos elétricos do campo de aviação e ainda as tomadas nos terminais de passageiros e de cargas, tornando possível a recarga de 20,5 milhões de celulares a cada ano.

No plano de sustentabilidade do aeroporto internacional do Rio estão estipulados ainda outros compromissos, como redução de emissão de poluentes por meio da diminuição do transporte dos resíduos para aterro sanitário; uso da água fertilizada gerada no processo de tratamento de resíduos para irrigação das áreas verdes; proteção ambiental e de saúde pública, evitando o envio de resíduos para aterros sanitários; fomento de geração de renda nas cooperativas de recicladores e a promoção da reciclagem dos resíduos do sítio aeroportuário.

Planeta Sustentável

Deixe uma resposta