article
Até poucos anos atrás, era comum os suinocultores da região de Itaipu (RS) jogarem todos os resíduos da produção na natureza, gerando transtornos, inclusive, na geração de energia elétrica, devido ao entupimento das turbinas pelos aguapés formados no esgoto.
.
Hoje, cada propriedade rural daquela região possui um biodigestor, onde é produzido o biogás, que é transportado através de um gaseoduto e transformado em energia elétrica pela Itaipu.
Além de receberem pela venda dessa energia elétrica, os produtores ganham um excelente adubo orgânico como sobra do processo.
.
Este é um dos bons exemplos apresentados no Circuito de Energia Renovável do Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), através de uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Agrário, Emater, Embrapa e empresas do setor.
.
Ali, os visitantes podem conhecer e até fazer um teste drive em um automóvel movido a biometano.
Mas o mais importante é compreenderem a viabilidade da produção e utilização da energia solar, eólica e de biomassa nas propriedades rurais, tanto para reduzir custos, como para viabilizar a produção que demanda energia elétrica.
.
“Demonstramos aqui como o agricultor familiar pode gerar sua própria energia, diminuir os resíduos que estão nos entornos e evitar a poluição”, sintetiza Simone Favaro, pesquisadora da Embrapa Agroenergia.
“E existe uma linha do Pronaf que financia a aquisição dessa tecnologia  em condições bem favoráveis para a agricultura familiar, com jutos baixos e prazos longos”, completa.
.
A agricultora familiar Zenilde Matos é uma das visitantes decididas a implantar a tecnologia no assentamento onde mora, em Cristalina (GO).
.
“Estamos iniciando um projeto com bovinos e fruticultura, e viemos aqui principalmente para conhecer mais sobre a energia renovável, porque queremos sair do tradicional, queremos inovar dentro da nossa parcela.
Gostei muito das sugestões, especialmente do biodigestor, e acho que é possível, desde que tenha uma união do nosso grupo”, avalia.
 .
Christiane Ribeiro – Embrapa Agroenergia
 .
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
.
Embrapa
.
 Header_Viva+Eolica

Deixe uma resposta