fotocapa

Hoje em dia, registrar os momentos com smartphones já virou algo corriqueiro no nosso cotidiano. Afinal, quem não gosta de tirar fotos de paisagens belíssimas que encontra pelo caminho e dos lugares que viaja? Se você curte fotografar a natureza, siga algumas dicas que os fotógrafos usam para fazer cliques belíssimos.

1. Observe atentamente o ambiente

O primeiro registro que fazemos é com os olhos. Um olhar mais atento pode captar interessantes elementos naturais que passariam despercebidos: um espelho d`água, um córrego, uma delicada flor que está brotando ou borboletas coloridas pelo caminho. Por isso, antes de fazer o clique, observe bem ao seu redor, sinta o ambiente e imagine um conjunto de elementos que podem ser registráveis. 

Will Marlow
Will Marlow

2. Aproveite a luz do sol!

Quem disse que precisa ter equipamentos sofiscados de estúdio para conseguir uma boa luz para fotografar? A iluminação do sol pode trazer resultados incríveis e naturais. Muitos fotógrafos só fotogram ao amanhecer ou aoentardecer. Nesses períodos, a luz dourada do sol é capaz de gerar um efeito muito melhor na imagem e as paisagens ganham vida. As sombras, principalmente em dias com poucas nuvens, também podem proporcionar um incrível contraste entre o claro e o escuro.

KHAIRIL FAIZI
Khairil Faizi

3. Não use o flash direto no objeto fotografado

Como o flash é uma luz artificial e dura, ele pode atrapalhar a sua foto. O ideal é uma iluminação natural ou usar dois flashes; um com uma luz mais forte que o outro, para diminuir a sombra. 

Matthew KenwrickMatthew Kenwrick

4. Enquadre elementos no primeiro plano

Quanto mais próximo o objeto estiver da lente, maior será a noção de profundidade da foto. Experimente enquadrar os objetos que quiser destacar em primeiro plano, elementos da paisagem em segundo plano e, ao fundo, o céu ou horizonte. Muitos fotógrafos indicam essa “fórmula” para obter uma composição mais completa e harmônica da foto.

rj photography
rj photography

5. Considere o céu

Se o céu estiver com colorações incríveis ou com suntuosas formações de nuvens deixe-o brilhar na sua foto e enquadre o horizonte mais para baixo da imagem. Se ele estiver sem graça e meio cinzento, não deixe ele dominar a sua foto: coloque o horizonte no terço superior da imagem e ressalte o primeiro plano, dando destaque para um elemento interessante que será o ponto principal da fotografia.

BRJ INC.
BRJ INC.

Agora que você já sabe as melhores dicas para tirar fotos, é só sair por aí com a sua câmera para fazer incríveis cliques.

Via Dufry Shopping