As indústrias de insumos e alimentos processados orgânicos deram mais um passo para tentar estruturar a cadeia produtiva no país. Representantes de grandes grupos e do governo uniram-se no primeiro conselho nacional de produção orgânica e sustentável, o passo anterior à criação de uma associação representativa do setor.
Formado por 16 membros, o grupo pretende preparar o terreno para o lançamento da “Organis” até novembro deste ano. A nova associação terá como objetivo melhorar as relações comerciais na cadeia, prestar serviços de educação ao consumidor e ainda compilar um banco de dados sobre o setor.
“Há ainda muita falta de conhecimento sobre o mercado de orgânicos no país. A associação pretende fechar essa lacuna”, afirmou o coordenador-executivo do projeto Organics Brazil, que atua na promoção dos produtos orgânicos e sustentáveis do Brasil no mercado exterior.
Neste primeiro ano, a associação contará com um orçamento de R$ 1,5 milhão, angariado junto ao grupo. Entre os 16 representantes estão o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o responsável pela área de orgânicos do Ministério, Rogério Dias, Leontino Balbo, dono da Native, e o empresário Marcelo Takaoka.
Via Organics Net – organicsnet.com.br