12 de agosto, 2015
Cultivar um jardim orgânico é uma atividade tipicamente associada aos hipsters descolados que têm o tempo, dinheiro e treinamento para abraçar da causa. Mas um abrigo em Atlanta está expandindo essa habilidade, e dando as ferramentas necessárias para cultivar essas hortas orgânicas aos seus residentes.
“É importante compartilhar e treinar essas pessoas sobre a tecnologia verde que nós estamos envolvidos, pois os pobres e sem-teto estão sendo deixados de fora do desenvolvimento verde que vemos se expandir em nossa comunidade”, disse Anita Beaty, Diretora Executiva do Metro Atlanta Task Force for Homeless.
O abrigo decidiu que os seus residentes precisavam muito do acesso a alimentos saudáveis, mas em vez de terceirizar os produtos, incentivaram os residentes a cultivar a sua própria horta. Agora, o abrigo é o lar de um grande jardim no terraço plantado pelos próprios moradores, que espera-se produzir centenas de quilos de produtos de alta qualidade.
Comer alimentos saudáveis custa em média um extra de $ 550 dólares para um norte-americano por ano, incluindo carnes processadas e lanches com preços pra lá de salgados. No abrigo, os residentes ganham descontos pelos seus lanches produzidos por eles mesmos, o que beneficia financeiramente os sem-teto a curto prazo, mas as consequências para a saúde são substancialmente a longo prazo.
Atualmente os residentes são responsáveis por 80 canteiros, produzindo couve, cenoura, acelga, entre outros vegetais. Uma refeição completa, com produtos recém-produzidos, que ficam disponíveis no site diariamente.
Fora do jardim, o abrigo também fornece um abrigo transitório, e serviços de tratamento, caso necessários. Os moradores que participam do programa de jardinagem também aprendem noções de jardinagem e de habilidades de marketing certificáveis pela qual o abrigo acredita que pode ajudá-los a encontrar empregos futuros. Para saber mais sobre a organização e seu trabalho impressionante, acesse seu site aqui.
Todas as fotos: Metro Atlanta Task Force.
Via Razões para acreditar – razoesparaacreditar.com