27 de junho, 2016
Saem as salsichas, batatas fritas e refrigerantes e entram as frutas, verduras e legumes (orgânicos!). É assim desde 2015 nas escolas públicas municipais de cinco cidades do Rio de Janeiro: Três Rios, Paraíba do Sul, Itaperuna, Pinheiral e Trajano de Moraes.
A medida faz parte do programa Alimentação Saudável Escola, que visa substituir os alimentos processados e embutidos colocados na merenda escolar – e ricos em gordura, sal e açúcar – por opções mais saudáveis.
Para dar certo, o programa – que é patrocinado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) – contou com a parceria das prefeituras, que se comprometeram a priorizar agricultores familiaresnas compras dos alimentos usados na merenda.
Por lá, eles prometeram e cumpriram: em um ano, a porcentagem de produtores locais que fornecem comida para as escolas subiu de 56,9% para 76,8%. E mais: os colégios ganharam hortas, cuidadas pelos próprios alunos e professores, e as merendeiras receberam curso de capacitação sobre nutrição, certificado pelo Ministério da Educação.
O programa tem apresentado resultados tão positivos que deve ser ampliado para outras cidades do Rio de Janeiro. Alô, governo federal! É ou não é uma excelente política pública para replicar em todo o Brasil?
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Três Rios